Alerta é de chuva forte e possibilidade de granizo

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) publicou três alertas de tempestade para o Rio Grande do Sul com validade até esta sexta-feira (16), indicando risco de chuva forte, ventos intensos e possibilidade de queda de granizo em diferentes regiões do Estado. 

 

Para essa quinta (15), já havia alerta para a Fronteira Oeste, Campanha e Sul do Rio Grande do Sul, motivado pela aproximação de uma frente fria. Mas outro alerta amarelo permanece em vigor até as 23h59min desta sexta-feira, com previsão de chuva entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros ao longo do dia, ventos de 40 a 60 km/h e risco de granizo. 

 

Contudo, também para esta sexta-feira (16), o INMET emitiu um alerta laranja de tempestade, mais severo, válido das 0h às 23h59min para todo o estado. A previsão aponta chuva entre 30 e 60 milímetros por hora ou de 50 a 100 milímetros por dia, ventos de 60 a 100 km/h e possibilidade de granizo em todas as regiões do Rio Grande do Sul. 

 

Massa de ar frio

Uma nova massa de ar frio deve chegar ao Brasil no começo da próxima semana, segundo a MetSul Meteorologia, interrompendo a sequência de dias de calor intenso no Sul e no Sudeste. Será a segunda incursão de ar frio mais significativa de 2026, embora menos intensa do que a registrada no início de janeiro. O ar frio avança pelo Sul a partir de domingo (18): o principal efeito será a queda das temperaturas durante a noite e nas madrugadas, com tardes mais agradáveis. 

 

No Rio Grande do Sul, as mínimas podem ficar entre 10°C e 12°C no Sul e na Campanha, enquanto Porto Alegre pode registrar entre 16°C e 17°C. Nos Campos de Cima da Serra, as temperaturas podem cair para 5°C a 7°C. Em Santa Catarina, o frio será mais intenso no Planalto Sul, com possibilidade de geada fraca e isolada em áreas de baixada. No Paraná, Curitiba pode ter mínimas próximas de 11°C ou 12°C.