Um vídeopoema produzido por artistas de Bagé com recursos da Lei Paulo Gustavo foi selecionado para integrar uma mostra internacional de poesia contemporânea em vídeo. Intitulada Poeta é substantivo feminino, a obra combina palavra, imagem e som, transitando entre cinema, arte urbana, performance e literatura. O poema é de autoria de Giana Guterres, com direção artística de Wagner Previtali, e foi realizado em 2024 na cidade.
A seleção para o III Salón de Videoarte Textil, em Buenos Aires, até 17 de outubro, reconhece a força da produção artística do interior gaúcho e o diálogo entre poesia e artes visuais como campo de experimentação estética. O projeto Websérie Vídeopoemas valoriza a paisagem de Bagé e a escrita poética de Giana, em obras que funcionam como manifestações audiovisuais e urbanas, destacando a presença das mulheres na literatura.
Giana Guterres ressaltou a importância da seleção: “Ficamos bem felizes em participar desta mostra, primeiro porque é um reconhecimento do nosso trabalho poético e também uma forma de mostrar que a arte feita em Bagé tem voz no mundo, e segundo, porque mostra a importância e a qualidade artística do que está sendo produzido com as leis de incentivo à cultura”.
O vídeopoema segue participando de mostras e festivais dedicados à poesia expandida e será exibido na Mostra Cine Poesia do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro no final de outubro.
Outros vídeopoemas do projeto podem ser conferidos no YouTube (https://www.youtube.com/playlist?list=PLbDE-fTgtftuHj6GkB0EKmksB1kE-IBYu), produzido com apoio da Lei Paulo Gustavo, por meio do Ministério da Cultura e da Secretaria Municipal de Cultura de Bagé.