Caminho de sonho: Ciclovia Internacional do Pampa
Como prometido, o destaque da coluna desta quinta-feira, 15 de julho, é a ciclovia que ligará Bagé a Aceguá em obra, assim podemos dizer, colossal. Denominado Ciclovia Internacional do Pampa, o projeto está sob a responsabilidade da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDI) de Bagé em esforço conjunto com os poderes Executivo/Legislativo de Aceguá e Secretaria de Turismo do Estado. Em entrevista exclusiva ao IG TV das mídias paralelas, a coordenadora de Projetos Especiais da SDI, Tatiana Salim, revelou que a pista binacional terá 190 quilômetros de extensão com saída do centro da cidade, mais precisamente, da Praça de Esportes. “A ciclovia vai passar por pontos estratégicos de interesse cultural, ambiental, rural e urbano, tendo como grande destaque as belezas extraordinárias do Bioma Pampa”, informou. Com inspiração no Caminho de Santiago de Compostela, futuramente, o projeto também será adaptado para trilha de peregrinos, objetivando, junto à ciclovia, elevar a região a destino nacional/internacional de turismo religioso (leia-se Nossa Senhora Conquistadora). Quando questionada sobre o prazo de início da obra, Tatiana fora enfática. “Em reunião com o secretário de Turismo do Estado, Ronaldo Santini, ficou acordado que as obras terão início até o final de 2021”, finalizou com audiência batendo a casa das duas mil visualizações. Que momento…
Liberté, Egalité, Fraternité
A quarta-feira, 14 de julho, marcou os 232 anos da Queda da Bastilha, evento central da Revolução Francesa. Trata-se do movimento de extinção da monarquia absolutista francesa que, com inspiração iluminista, culminou na Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão – o mais belo tratado de deveres e liberdades promulgado na história da humanidade, base da Declaração Universal dos Direitos Humanos, promulgada pelas Nações Unidas. O slogan da Revolução – “Liberté, Egalité, Fraternité – tornou-se o grito de ativistas em prol da democracia liberal ou constitucional, bem como da derrubada de governos opressores e desumanos. Slogan atual que vai ao encontro dos anseios de muitos cidadãos ainda presos em regimes totalitários ao redor do globo.
Entrevista & homenagem
Sob a égide do signo de Câncer, o prefeito Divaldo Lara completou 42 anos ontem, 14 de julho. Stop! Amanhã, pelas ondas da Pop Rock, Divaldo prestará homenagem a Bagé, que, sábado, 17, completará 210 anos de reinado nos domínios do Pampa Gaúcho. Paralelo MP tem início às 11h35min, com transmissão ao vivo pelas redes sociais da 98.1FM. Hasta!
Ops!
A coluna pede escusas ao gente bueníssima Felipe Nicoloso Lucas – nome habitué desta social – pelo equívoco em seu último sobrenome na edição de terça-feira.