A Portela será homenageada em Bagé com a visita de sua vice-presidente, Nilce Fran, que participa de uma série de atividades culturais e institucionais no município. A dirigente presidirá o júri que escolherá a Rainha do Carnaval de Bagé, além de integrar ações voltadas à valorização do samba e das tradições afro-brasileiras.
Durante a programação, Nilce Fran visitará terreiros de Batuque e Umbanda, participará do projeto Samba da Praça e ministrará uma oficina de passistas no Instituto Municipal de Belas Artes (IMBA). “As atividades reforçam o intercâmbio cultural entre o Rio de Janeiro e o Sul do Rio Grande do Sul”, como destacou a divulgação do Executivo, ao aproximar o Carnaval carioca das manifestações populares bageenses.
No sábado, 24 de janeiro, a vice-presidente da Portela receberá o Troféu São Sebastião, padroeiro de Bagé, do Rio de Janeiro e da própria escola de samba. A homenagem ocorrerá durante o Baile no Tempo das Marchinhas, no Centro Histórico Vila de Santa Thereza. Para o prefeito Luiz Fernando Mainardi, o reconhecimento simboliza respeito à memória negra e à história cultural do município.
A homenagem também se conecta ao enredo que a Portela levará à Sapucaí neste ano, que retrata a trajetória do Príncipe Custódio, personagem histórico de Bagé e referência da religiosidade afro-gaúcha. Custódio viveu na cidade, onde desenvolveu sua mediunidade e contribuiu para o fortalecimento do Batuque, deixando um legado cultural que atravessa gerações.
O secretário de Cultura, Zeca Brito, destacou que a presença de Nilce Fran e a homenagem à Portela reafirmam a importância da ancestralidade e da cultura negra no Rio Grande do Sul. Com trajetória consagrada no carnaval, Nilce é referência internacional do samba e ocupa cargos de liderança em escolas e projetos que mantêm viva a tradição carnavalesca brasileira.