Pinheiro Machado deverá ter novo regime de previdência social

Está em tramitação na Câmara Municipal de Pinheiro Machado um projeto de lei complementar, de autoria do Poder Executivo, que dispõe sobre o plano de benefícios do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) dos servidores efetivos, que visa reformar a previdência municipal. 

A justificativa do texto afirma que a reforma da previdência é parte fundamental da estratégia do governo para promover a regularização e recuperação do Fundo de Aposentadoria e Pensão do Servidor (FAPS).  

“Ao implementar tal reforma, diminui-se consideravelmente o déficit técnico atuarial, ou seja, são necessárias reservas matemáticas menores para garantir que se cumpra com o pagamento dos benefícios pelos quais o Fundo é responsável”, diz a justificativa. 

É dito, também, que os débitos junto ao FAPS consomem um montante mensal de aproximadamente R$ 804 mil dos recursos livres, inclusive com relação à restituição dos inativos que não contribuíram com o Fundo no passado “impactando seriamente os cofres públicos e mostrando a necessidade de tomar novas providências, tais como a reforma do plano de benefícios do RPPS municipal ora proposta”, explica. 

Com a proposta, se espera que o impacto possa ser minimizado, com o objetivo de otimizar a utilização dos recursos livres, arcando com compromissos e despesas discricionárias já existentes.  

Também é esperado se demonstrar total responsabilidade com o erário público, permitindo dessa forma a valorização do funcionalismo além de viabilizar a governabilidade do município, sem comprometer a capacidade de pagamento do Executivo. A justificativa diz que espera que não volte a ocorrer atrasos nos pagamentos de fornecedores, precatórios e salários dos próprios servidores. 

“Não é viável a proposição deste Projeto mantendo os atuais servidores nas regras hoje aplicadas, uma vez que isto resultaria em um aumento do déficit atuarial, logo, inibindo completamente esta possibilidade e justificando a decisão de aplicar o novo plano também aos servidores que já integram o quadro efetivo do Município”, afirma.