BAGÉ WEATHER

Abastecimento

Acordo entre OSE e Daeb garantirá água aos moradores da Serrilhada

Divulgação - Discussões para solucionar problema se estendem há mais de uma década

O prefeito Luiz Fernando Mainardi (PT) participou do ato simbólico da assinatura de Acordo de Cooperação entre a empresa pública uruguaia Obras Sanitárias del Estado (OSE) e o Departamento de Água, Arroios e Esgotos de Bagé (Daeb) para o fornecimento de água aos moradores da Serrilhada, localizada na fronteira entre Brasil e Uruguai. O encontro ocorreu nessa quarta-feira, dia 28. 

Com a estrutura pronta desde 2022, somente agora, após assinatura do Acordo de Cooperação, será possível o abastecimento da comunidade. É a primeira vez na sua história que o Uruguai recorre à Constituição para fornecimento de água a outro país como forma de solidariedade. 
A comunidade da Serrilhada, situada entre o Departamento uruguaio de Rivera e os municípios brasileiros de Bagé e Dom Pedrito, convive há décadas com a ausência de abastecimento de água potável. Apesar de estar localizada em uma região estratégica, o lado brasileiro da Serrilhada nunca contou com rede de água encanada, comprometendo a qualidade de vida das cerca de 30 famílias residentes. 

Histórico 
Desde 2009, o Uruguai já dispunha de uma represa e de uma estação de tratamento de água com capacidade suficiente para abastecer também a população brasileira. Entretanto, a formalização de um acordo entre as autoridades das três localidades envolvidas — Bagé, Dom Pedrito e Rivera — foi um processo demorado. 
Em 2022, o Daeb finalizou a obra de implantação da rede de água, com a instalação de 1900 metros de tubulação para beneficiar 29 residências do lado brasileiro. Na ocasião, o departamento ficou responsável pela mão de obra e pelo fornecimento de materiais, enquanto a Prefeitura de Dom Pedrito contribuiu com equipamentos. 
Embora a rede de água tenha sido implantada e oficialmente entregue à comunidade em 2022, a estrutura, até o momento, não tinha entrado efetivamente em operação por falta do Acordo. Com ele, informações sobre como será feita a distribuição e as tarifas, foram pacificadas, por exemplo.  

De acordo com o prefeito Luiz Fernando Mainardi (PT), em poucos dias será possível ver a água nas torneiras na Serrilhada.  

"Não importa se são 30 milhões ou 30 famílias sem água, estamos falando de necessidade básica. Tínhamos sim que mobilizar os dois países para resolver esse problema, que não podia mais esperar. Eu estou muito satisfeito com essa definição", afirmou. 

Já Pablo Ferreri, presidente da OSE, destacou a importância desta Cooperação na integração entre os dois países.  

“É uma enorme honra e um enorme prazer para a OSE poder dar água a todos da Serrilhada, do lado uruguaio e do lado brasileiro, como tantas outras vezes o povo brasileiro ajuda com serviços ao povo uruguaio. [É uma honra] Poder concretizar [esse acordo], no qual muitos outros trabalharam e que nós estamos dando o pontapé final”, disse Ferreri. 
Ainda participaram da reunião de definição os deputados estaduais Pepe Vargas (PT), presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul e Jeferson Fernandes. Pelo lado uruguaio participaram o parlamentar representante de Rivera, Rubenson Silva, e o suplente por Cerro Largo, Paulo Beck. 

Município deve apresentar proposta para contemplar servidores atendidos pelo IPE Saúde Anterior

Município deve apresentar proposta para contemplar servidores atendidos pelo IPE Saúde

Câmara aprova política que estimula permanência de jovens no campo Próximo

Câmara aprova política que estimula permanência de jovens no campo

Deixe seu comentário