O prefeito de Bagé, Luiz Fernando Mainardi, anunciou que o salário dos professores da rede municipal será reajustado em 2026. O aumento para o magistério será de 5,4%, percentual acima da inflação. A definição ocorreu após reunião com a secretária de Educação, Cáren Castencio, e a secretária da Fazenda, Adriana Kisata.
De acordo com o prefeito, em 2025 o reajuste concedido à categoria foi de 6,27%, enquanto a inflação medida pelo INPC ficou em 4,18%. Para este ano, o índice de inflação é de 3,9%. “No início do ano passado, o aumento salarial para os professores foi de 6,27%, para uma inflação de acordo com o INPC de 4,18%. Esse ano, o reajuste será de 5,4%, sendo que a inflação é de 3,9%. Estamos honrando o nosso compromisso de concedermos o reajuste de, pelo menos, o índice de inflação. No entanto, nesses dois anos de Governo estamos pagando acima da inflação”, reiterou Mainardi.
O chefe do Executivo também lembrou que, no ano passado, foi feita a correção salarial de servidores que estavam sem reajuste, incluindo profissionais das escolas, como merendeiras, secretários e técnicos.
A secretária de Educação, Cáren Castencio, afirmou que o município cumprirá o reajuste nacional, considerando a realidade financeira local e os esforços da gestão. “Diante da realidade do nosso município, somado aos esforços da gestão municipal, iremos cumprir com o reajuste nacional. A nossa gestão é comprometida com a educação e estamos trabalhando diariamente para atender às necessidades das nossas escolas, dos nossos alunos e dos professore”, ressaltou.
O governo informou também que tem adotado medidas para manter a qualidade do ensino. Nos dois primeiros meses do ano, lembrou a divulgação, foram publicados dois editais para contratação de servidores que atuarão nas escolas. O primeiro prevê vagas para professores, atendentes e serventes merendeiras, com nomeações previstas para breve. O segundo é voltado à contratação de mediadores para a Escola em Tempo Integral.