Clima
Outono de 2025 começa com condições neutras no Pacífico, sem El Niño ou La Niña

Niela Bittencourt imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Previsão não aponta para um El Niño clássico
O outono de 2025, daqui a uma semana, começará com o Oceano Pacífico Equatorial em condições de neutralidade, ou seja, sem a presença dos fenômenos El Niño ou La Niña, conforme previsão da MetSul Meteorologia. O Serviço Nacional de Meteorologia dos Estados Unidos (NWS) publicou sua atualização mensal, indicando que, embora o Pacífico ainda apresente características de La Niña no momento, as condições devem mudar rapidamente para a neutralidade nas próximas semanas.
Atualmente, as condições já são consideradas neutras pela MetSul, sem a presença de El Niño ou La Niña. Apesar de uma anomalia de temperatura da superfície do mar lembrar um El Niño costeiro nas costas do Peru e Equador, a previsão não aponta para um El Niño clássico. A última atualização mostrou uma temperatura da superfície do mar no Pacífico Equatorial Centro-Leste de 0,0°C, confirmando a neutralidade absoluta.
De acordo com as projeções da Meteorologia oficial dos Estados Unidos, há uma alta probabilidade de 70% a 80% de o outono transitar com o Pacífico em condições neutras. Para o inverno, as estimativas indicam uma probabilidade de 55% a 70% de neutralidade, com uma menor chance de El Niño ou La Niña.
As projeções para o final de 2025 mostram uma diminuição das probabilidades de neutralidade, com um aumento gradual das chances de resfriamento do Pacífico, ou seja, a possibilidade de La Niña. No entanto, a MetSul observa que as previsões para o segundo semestre de 2025 ainda são incertas, com a possibilidade de mudanças significativas nas atualizações futuras.
Previsão é de chuvas no Sul e aumento das temperaturas
A previsão para os próximos dias aponta para a continuidade das chuvas nas regiões Sul e Litoral Sul do Estado devido ao deslocamento de um ciclone associado à frente fria. Essas chuvas podem atingir volumes de 30 a 50 milímetros, enquanto outras áreas, como a Campanha, a porção sul do Vale do Taquari, Metropolitana e Litoral Norte, devem registrar volumes menores. As informações são da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), em parceria com a Emater/RS-Ascar e o Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga).
Ainda de acordo com a previsão, a tendência é que o período pós-frontal perca força após o final de semana, mantendo o tempo sem precipitação. As altas temperaturas devem persistir em todo o Estado entre os dias 17 e 19 de março, com destaque para as regiões das Missões e Alto Uruguai, que devem registrar calor intenso. Embora a previsão indique um período sem chuvas volumonosas no final de semana, há a possibilidade de instabilidades locais na tarde do dia 19, que podem trazer precipitação leve para as regiões da Fronteira Oeste e Campanha.
Deixe seu comentário