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Ensino
Unipampa inicia formação inédita para professores do campo e das águas

Divulgação Unipampa - Programação uniu reflexões pedagógicas e expressões culturais
O Campus Dom Pedrito da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) sediou o 1º Seminário de Formação das Equipes Técnica-Pedagógicas, com o tema "Educação do Campo em Movimento: Escola da Terra e Pampa Alfabetizado". O evento marcou o início de dois cursos de formação continuada voltados a professores de escolas do campo e, pela primeira vez, das águas — localizadas em áreas ribeirinhas e costeiras.
A programação do seminário uniu reflexões pedagógicas e expressões culturais. A abertura contou com uma mística de valorização da terra e apresentações musicais que reforçaram o elo entre território, identidade e educação. Participaram da cerimônia representantes da gestão da Unipampa, como a vice-reitora Franceli Brizolla, além de coordenadores, docentes e cursistas.
Os cursos "Escola da Terra" e "Pampa Alfabetizado" são financiados pelo Ministério da Educação (MEC), por meio da Secadi, e acontecerão ao longo de 2025 em regime de alternância: 180 horas de atividades divididas entre tempo-universidade (100h) e tempo-escola (80h). A proposta visa articular teoria e prática, aproximando universidade, escola e comunidade.
A segunda edição da Escola da Terra atenderá 120 professores de escolas do campo em seis municípios da região, enquanto o Pampa Alfabetizado — vinculado ao programa nacional Criança Alfabetizada — alcançará 200 professores em oito municípios. A formação será voltada a educadores de diferentes contextos socioterritoriais, como comunidades quilombolas, pescadores artesanais, pomeranos, pecuaristas familiares e assentados da reforma agrária.
Coordenadores dos programas, como os professores Guilherme Gonzaga e Jonas Anderson Simões das Neves, destacam a importância da proposta para fortalecer uma educação territorializada. Segundo Gonzaga, “a formação continuada, ancorada na realidade dos territórios, impacta diretamente a qualidade da educação básica e valoriza os saberes das comunidades”. As equipes também são compostas por docentes, técnicos e egressos comprometidos com o desenvolvimento da educação no campo e nas águas.
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