BAGÉ WEATHER
Covid-19

Mais de 2,3 mil pessoas da faixa de 39 anos já se vacinaram

Foto: Divulgação FS
Imunização também ocorreu no domingo

O prefeito Divaldo Lara e o vice, Mário Mena Kalil, anunciaram, em live, no sábado, a imunização contra a covid-19 daquelas pessoas com 39 anos ou mais, sem comorbidades. A imunização de tal faixa etária começou no mesmo dia, quando foram distribuídas doses da Pfizer. A vacinação, pela primeira vez, também ocorreu no domingo, no mesmo local, das 8h às 13h. Isso para atender aqueles que trabalham aos sábados, no horário da vacinação. Só no sábado, foram distribuídas 1 777 doses da vacina contra covid-19 e foram mais 606 no domingo (neste dia foram aplicadas doses da AstraZeneca. A vacinação prossegue hoje e ainda não há uma data para redução da faixa etária.

Além da aplicação das primeiras, também foram distribuídas segundas doses da AstraZeneca e da CoronaVac. No dia do anúncio, Divaldo e Mena Kalil falaram sobre a queda na ocupação de leitos. Segundo o vice-prefeito, que é médico, no final de semana havia apenas três pacientes internados na UTI com coronavírus. Isso na Santa Casa. Divaldo enfatizou: "Quebrou a terceira onda em Bagé. Não teve e não terá terceira onda do vírus". Mena Kalil garantiu: "E o motivo é a vacinação". Ontem, conforme atualização do médico chefe da UTI, Ricardo Necchi, seis pacientes estavam na unidade - quatro de Bagé. Além de 11 em leitos clínicos (oito da Rainha da Fronteira).

Ao lado do coordenador da Vigilância em Saúde, Geraldo Gomes, também informaram que ocorreria a testagem do "pessoal da noite", como garçons, seguranças, trabalhadores da cozinha e serviços gerais, por exemplo. Gomes, ontem, à reportagem, esclareceu que no sábado foram realizados testes em uma casa noturna: três funcionários foram submetidos à testagem e negativaram (outros trabalhadores do estabelecimento haviam testado há poucos dias). O teste utilizado foi o swab, capaz de detectar o coronavírus em sua fase aguda, ou seja, quando a pessoa é infectante.

Gomes falou sobre a importância disso ao lembrar que muitas pessoas tiram seu sustento da noite e a ideia é que haja segurança tanto para os trabalhadores como para os frequentadores. O coordenador também informou que nesta quarta e sexta-feira ocorrerá a testagem de trabalhadores dos frigoríficos. Nesta primeira etapa serão vacinados aqueles com mais de 25 anos: em um frigorífico localizado em Bagé serão 280 trabalhadores imunizados; em outro, localizado em Hulha Negra, mais de 600 (apenas funcionários que moram em Bagé).


Imagens

ULTIMAS NOTÍCIAS

Missão

Ser o veículo de integração da comunidade, contribuindo para o seu desenvolvimento com informação precisa, responsável e imparcial.

+55 (53) 3242-1020 | R Ismael Soares 263 -
Centro | CEP: 96400-390 | BAGÉ | RS | BRASIL

jornalfolhadosul@jornalfolhadosul.com.br