BAGÉ WEATHER
Covid-19

Aumenta procura por testes de covid-19

Foto: Niela Bittencourt
Foram 95 coletas nessa terça-feira na UPA

A procura por testes de covid-19 tem aumentado nos últimos dias. Para se ter uma ideia, de acordo com dados dos boletins divulgados pelo município, no dia 28 de maio foram realizadas 50 coletas; no dia 29 foram 33 e no dia 30 mais 40 coletas. O mês de maio encerrou com 103 testes realizados na Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24 horas) e o primeiro dia de junho contabilizou 95 coletas.

O titular da Vigilância em Saúde, Geraldo Gomes, confirmou que houve, sim, aumento na procura, e que isso ocorreu após a mudança no distanciamento controlado do Estado. Ele avaliou que, sem as bandeiras, com apenas alertas, muitos gaúchos começaram a se descuidar e houve aumento de casos. Também mencionou que o trabalho da Vigilância aumentou e que tem sido ainda mais frequente a fiscalização de atitudes consideradas de risco durante a pandemia.

Gomes pontuou que o aumento no número de coletas ocorreu em todo o Estado e que o próprio Piratini tem alertado para o crescimento de casos, inclusive alguns municípios devem aderir ao lockdown. Ele lembrou que este não é o caso de Bagé, que tem conseguido manter bons índices. O prefeito Divaldo Lara enfatizou que não fechará o comércio justamente devido aos bons indicadores locais.

Do dia 28 de maio ao dia 1° de junho foram divulgadas 313 confirmações de covid-19. Questionado sobre o tempo que tem levado para os resultados dos testes serem divulgados, Gomes comentou que no máximo sete dias, às vezes até mesmo cinco. Porém, alertou que, conforme a demanda aumenta no Estado, a tendência é que esse prazo aumente. Atualmente, os testes realizados na UPA são remetidos para Porto Alegre, para o Lacen, e também para o Rio de Janeiro.

Sobre as internações, o chefe da UTI da Santa Casa, o médico Ricardo Necchi, informou que nessa terça-feira nenhum paciente estava internado em Aceguá. Já no Hospital Universitário, 17 estavam internados, todos de Bagé. Na Santa Casa são 11 na UTI - nove são casos confirmados (sete de Bagé, um de Restinga Seca e um de Candiota) e dois suspeitos de Bagé. Em leitos clínicos, há 29 casos confirmados: são 21 de Bagé, três de Lavras do Sul, um de Santa Vitória do Palmar, dois de Pinheiro Machado e dois de Hulha Negra. Em Lavras do Sul não há internados. Em Dom Pedrito há sete na UTI e cinco em leitos clínicos.

Imagens

ULTIMAS NOTÍCIAS

Missão

Ser o veículo de integração da comunidade, contribuindo para o seu desenvolvimento com informação precisa, responsável e imparcial.

+55 (53) 3242-1020 | R Ismael Soares 263 -
Centro | CEP: 96400-390 | BAGÉ | RS | BRASIL

jornalfolhadosul@jornalfolhadosul.com.br