BAGÉ WEATHER
Neste sábado

Vacinação contra a covid-19 vai até as 17h

Foto: Niela Bittencourt
Comercial é ponto para vacinação de adultos, inclusive contra gripe

A vacinação contra a covid-19 ocorre normalmente neste sábado, das 9h às 17h, no Clube Comercial. A exceção é a vacinação das crianças, que não acontece mais no local, apenas no Camillo Gomes, de segunda a sexta-feira. O coordenador da Vigilância em Saúde, Geraldo Gomes, comentou que a procura aumentou nas últimas semanas, tanto pela imunização contra a covid-19 como pela vacina contra a gripe.

A demanda, disse acreditar, se deve sobretudo pela chegada do frio. Também é decorrente do aumento de casos das doenças e das últimas mortes por covid-19 noticiadas amplamente - foram três mortes decorrentes de complicações da doença nos últimos três dias. Vale mencionar que, no último boletim divulgado antes do fechamento da edição, mais de 220 pessoas estavam em isolamento domiciliar. Além disso havia seis pessoas internadas em leitos clínicos da Santa Casa e mais uma na UTI. Todas com confirmação para a covid-19.

Gomes admitiu que o aumento de casos foi significativo e isso se deve ao fato de que muitos relaxaram nos cuidados, sobretudo em relação ao uso das máscaras de proteção. Ele lembrou que, apesar de não ser obrigatório, o uso de máscaras é recomendado em ambientes fechados e ainda mais por aquelas pessoas com comorbidades ou com idades mais avançadas. Da mesma forma, sustentou o coordenador, agora, diante do aumento de casos, as pessoas que convivem com pessoas com maior risco de desenvolverem a forma grave da doença devem pensar no outro. E, assim, usarem as máscaras para proteger essas pessoas mais vulneráveis, que por vezes com elas residem.

Muitas escolas, comentou Gomes, têm enviado inclusive avisos para os pais sobre o aumento no número de casos positivos nas instituições de ensino. A recomendação segue sendo o uso da máscara, ainda que não seja obrigatório nesses ambientes. Gomes lembrou que é preciso consciência, prudência, já que muitos convivem com idosos, os mais vulneráveis. Por fim, enfatizou que os demais protocolos seguem válidos e necessários. Finalizou ao defender que muito provavelmente a máscara veio para ficar.


Quem pode se vacinar

É importante reiterar que, no Clube Comercial, pessoas com 60 anos ou mais podem garantir a quarta dose da vacina contra a covid-19. O critério é que os idosos tenham cumprido o intervalo de quatro meses desde a última dose. A vacinação no Comercial ocorre de segunda-feira a sábado, sempre das 9h às 17h sem fechar ao meio-dia. Também é possível fazer testes de covid-19 de segunda a sexta. Isso das 9h às 16h30min. Pessoas que ainda não tomaram nenhuma dose também podem procurar o local de vacinação, assim como quem ainda precisa da segunda ou da terceira.

Imagens

ULTIMAS NOTÍCIAS

Missão

Ser o veículo de integração da comunidade, contribuindo para o seu desenvolvimento com informação precisa, responsável e imparcial.

+55 (53) 3242-1020 | R Ismael Soares 263 -
Centro | CEP: 96400-390 | BAGÉ | RS | BRASIL

jornalfolhadosul@jornalfolhadosul.com.br