BAGÉ WEATHER
Obra

Secretário afirma que dinheiro da barragem está garantido

Foto: Arquivo
Prazo para conclusão dos trabalhos será de 48 meses

Em entrevista ao programa Atualidade da Rádio Gaúcha, o comandante militar do Sul, general  Valério Stumpf Trindade  disse que  o inicio das obras da obra da Barragem da Arvorezinha ainda está indefinida porque o repasse dos recursos do Ministério do Desenvolvimento Regional ( MDR) , para o Exército. ainda não estão garantidos . Ele falou que em recurso o Exército não tem como fazer a obra e mencionou que o prazo para conclusão da obra será de 48 meses.

O secretário municipal de Gestão, Planejamento e Captação de Recursos( Geplan), Ronaldo Hoesel que está em Brasília, rebateu a informação do miliar ao dizer que a declaração tenha sido por falta de conhecimento sobre o processo.

Hoesel disse que o Exército não tem contrato com o Ministério do Desenvolvimento Regional. Segundo ele, o ministério tem contrato firmado é com a prefeitura que, foi assinado pelo presidente Jair Bolsonaro, em abril deste ano - onde foi acertado  a repactuação de R$ 65 milhões do Ministério do Desenvolvimento Regional  para a construção da barragem e R$ 6 milhões de contra partida do município.

Hoesel afirma que o recurso está garantido  definido já repactuado com Bagé. A cidade tem um contrato de execução da obra com o Exército , ou seja  o Exército não tem nenhum tipo de vínculo com o ministério por isso o general foi infeliz na sua colocação", retrucou o secretário.

O titular da Geplan contou, que há cerca de 20 dias participou de uma reunião na cidade de Lajes, em Santa Catarina - onde fica 1º  Batalhão Ferroviário  do Exército que vai executar a obra. "Nos informaram que só podem construir a barragem em 48 meses, agora estamos aguardando o plano de trabalho com alguns ajustes que eles pediram mas até o momento esse plano ainda não foi enviado  nós aqui estamos no aguardo", pontuou.

Hoesel garantiu que a parte da prefeitura já foi toda encaminhada  e que a declaração do comandante militar do Sul repercutiu em Brasília. Ele adiantou que hoje acontece uma reunião com ministros e representantes do Exército, em Brasília para tratar dessa obra. 

Imagens

ULTIMAS NOTÍCIAS

Missão

Ser o veículo de integração da comunidade, contribuindo para o seu desenvolvimento com informação precisa, responsável e imparcial..

+55 (53) 3242-1020 | R Ismael Soares 263 -
Centro | CEP: 96400-390 | BAGÉ | RS | BRASIL

jornalfolhadosul@jornalfolhadosul.com.br