BAGÉ WEATHER
Serviço

Santa Casa completa um ano à frente da Unacon

Foto: Melissa Porto/Especial FS
Unidade passou por remodelação com novos equipamentos e mobiliário

Nesta sexta-feira, a Santa Casa de Caridade de Bagé completa um ano à frente dos serviços de quimioterapia da Unidade de Assistência em Alta Complexidade em Oncologia (Unacon). Desde sua criação, há 10 anos, o serviço foi terceirizado. A nova gestão do hospital, sob o comando do provedor, o médico Carlos Eduardo dos Santos, dentro de seu planejamento estratégico, assumiu a responsabilidade da Unacon. Para marcar esse um ano, entre os dias 25 e 27, estão sendo realizadas algumas atividades.

A reportagem conversou com o gerente administrativo da Santa Casa de Caridade e dos serviços de quimioterapia, Aires Prado, a respeito desse um ano de gestão da unidade, que é referência na região. O profissional enfatizou que a unidade sempre foi de responsabilidade do hospital e que, após o término do contrato com a empresa terceirizada, a Santa Casa assumiu o serviço. "Inclusive, hoje temos dois médicos trabalhando. Também realizamos uma série de melhorias nas instalações, compramos novos equipamentos, reestruturamos a forma administrativa dos serviços e compramos novos mobiliários", informou o profissional.

Prado contou que, desde que o hospital assumiu os serviços de quimioterapia, outra novidade é a internação de pacientes. Ou seja, houve melhora no atendimento. Segundo ele, outra novidade é que, agora, o paciente é acompanhado em casa. O gerente administrativo classificou essa iniciativa como um grande avanço.

Abrangência

Prado falou que casos de câncer estão crescendo. O profissional argumentou que isso muito se deve aos dois anos da pandemia de covid-19, onde as pessoas deixaram de procurar atendimento nesse período. "Hoje, estamos atendendo por dia de três a seis pacientes novos e, na grande maioria, mulheres com câncer de mama, mas também temos vários pacientes masculinos que procuram o serviço para tratar do câncer de próstata e pacientes com câncer de reto", mencionou o gestor.

De acordo com Prado, são atendidos em torno de mil pessoas por mês. Acrescentou que, ao todo, são atendidos 750 pacientes pelo Sistema Único de Saúde( SUS) e 240 por meio de convênios. "Em breve, teremos os serviços de radioterapia e isso vai possibilitar que novos profissionais especializados queiram vir trabalhar aqui, porque no futuro teremos um serviço de referência", pontuou Prado.

 

Imagens

ULTIMAS NOTÍCIAS

Missão

Ser o veículo de integração da comunidade, contribuindo para o seu desenvolvimento com informação precisa, responsável e imparcial.

+55 (53) 3242-1020 | R Ismael Soares 263 -
Centro | CEP: 96400-390 | BAGÉ | RS | BRASIL

jornalfolhadosul@jornalfolhadosul.com.br