BAGÉ WEATHER
Idosos

Saúde foca campanha no envelhecimento saudável

Foto: Adri Junges/Especial FS
Iniciativa prioriza idosos frágeis

Será lançada, pela Secretaria da Saúde (SES/RS), a Política Estadual de Saúde da Pessoa Idosa (PESPI), em evento online, no nesta terça-feira, às 9h30min. O lançamento contará com uma palestra do professor doutor da Universidade Federal de Minas Gerais, médico geriatra Edgar Nunes de Moraes, que também é consultor do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass).

A nova diretriz estadual foi publicada no Diário Oficial do Estado, por meio da Portaria 444/2021, depois de 17 anos do lançamento da anterior. A edição atualizada dialoga com as proposições atuais da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa, do Ministério da Saúde.

O conteúdo foi elaborado pela equipe técnica da Política de Saúde da Pessoa Idosa do Departamento de Atenção Primária e Políticas de Saúde (DAPPS-SES/RS), com apoio de diversos setores e departamentos da secretaria. O documento tem foco em ações que buscam a manutenção da capacidade funcional (autonomia e independência) de pessoas a partir dos 60 anos. A proposta é promover, através dos cuidados com a saúde, um envelhecimento ativo e saudável da população, priorizando os idosos frágeis.

Em 2020, a população de idosos residentes no Rio Grande do Sul era estimada em 2.143.707 (18,77% da população), sendo cerca de 15% desses, maiores de 80 anos (DATASUS, MS). No Brasil, as projeções demográficas do IBGE para 2030 apontam que o número de idosos terá superado o das crianças e adolescentes.


Imagens

ULTIMAS NOTÍCIAS

Missão

Ser o veículo de integração da comunidade, contribuindo para o seu desenvolvimento com informação precisa, responsável e imparcial.

+55 (53) 3242-1020 | R Ismael Soares 263 -
Centro | CEP: 96400-390 | BAGÉ | RS | BRASIL

jornalfolhadosul@jornalfolhadosul.com.br