BAGÉ WEATHER
Pandemia

Região consegue zerar internações por covid-19

Foto: Arquivo
Santa Casa de Bagé: nenhum paciente em UTI ou leito clínico

O secretário-adjunto de Saúde do município, o médico Ricardo Necchi, informou à reportagem, na quarta-feira, que nenhum paciente está internado por covid-19 em toda a região, inclusive na Capital da Paz. Antes do fechamento da edição desta sexta-feira, porém, uma atualização ocorreu: um paciente confirmado com coronavírus está na UTI da Santa Casa de Dom Pedrito. Bagé permanece sem pacientes hospitalizados em leitos clínicos e de UTI. Questionado sobre se isso é uma tendência, o profissional enfatizou: "Rezo todos os dias para isso. É meu sonho de consumo".

Porém, Necchi é cauteloso ao afirmar que essa situação confortável só irá se manter se as pessoas continuarem procurando pela vacina. Ele também mencionou que há uma escassez de imunizantes, que o município aguarda mais doses para avançar na imunização. A expectativa é de que, na semana que vem, já seja possível baixar a idade e atingir mais idosos com a terceira dose, reforçando a imunização de um dos grupos que é considerado de maior risco diante da covid-19. Ele pediu que todos aqueles que podem receber a segunda ou a terceira dose procurem as unidades e o ponto de vacinação no São Pedro.

Vale mencionar que, nessa quinta-feira, o município reduziu a faixa etária e, agora, vacina jovens sem comorbidades a partir dos 15 anos. "Destacamos que é obrigatória a presença de um responsável legal pelo adolescente que tenha menos de 16 anos", enfatizou a divulgação da Prefeitura. A vacinação dos adolescentes ocorre no ginásio da escola São Pedro.

Necchi ainda explicou, sobre a terceira dose, que a orientação do Ministério da Saúde é que o reforço seja feito com uma vacina diferente das duas primeiras. Isso para aumentar substancialmente a imunização. "Pedimos que a população, quem já pode receber essa dose, procure por ela", reiterou. Vale lembrar que os idosos com mais de 85 anos que receberam a segunda dose de qualquer vacina contra a covid-19 há mais de seis meses estão aptos a receber o reforço.

Questionado sobre os profissionais de Saúde, Necchi, que já havia manifestado à reportagem preocupação em relação a eles e a necessidade do reforço na imunização, garantiu que ainda não há qualquer orientação por parte do Ministério da Saúde ou do Estado. Porém, afirmou que se houver vacina, o município considera sim vacinar esses profissionais. Vale lembrar que alguns surtos de covid-19 ocorreram no Estado, recentemente, e isso começou pela Saúde, daí a preocupação com esses trabalhadores, que foram os primeiros a receberem primeira e segunda doses.

No Estado

Ontem à tarde, 1 244 pacientes estavam internados com confirmação ou suspeita de covid-19 no Estado: 515 em UTIs. A ocupação geral de leitos de UTI é de 52% e 28,1% é o percentual de respiradores que estão sendo utilizados. Quando são considerados os leitos clínicos, destinados para a covid-19, a ocupação é de 9,1%.

 

Imagens

ULTIMAS NOTÍCIAS

Missão

Ser o veículo de integração da comunidade, contribuindo para o seu desenvolvimento com informação precisa, responsável e imparcial.

+55 (53) 3242-1020 | R Ismael Soares 263 -
Centro | CEP: 96400-390 | BAGÉ | RS | BRASIL

jornalfolhadosul@jornalfolhadosul.com.br