BAGÉ WEATHER
Evento

Envolto em polêmicas, começa hoje Bagé Super Moto

Foto: Luciano Madeira
Encontro de motociclistas precisou trocar de local

Começa hoje a 25ª. Edição do Bagé Super Moto. O evento, que costuma receber milhares de motociclistas de diversos locais - até mesmo de fora do país - foi trocado de lugar após polêmica que envolveu até mesmo a Justiça.

As atividades ocorrem de hoje até domingo, na rua Caetano Gonçalves, na lateral de Departamento de Água, Arroios e Esgoto de Bagé (DAEB). O novo local fica localizado há cerca de 100 metros do antigo, que era o Largo do Centro Administrativo. O local, inclusive, virou alvo de polêmica envolvendo a Associação Bageense de Motociclismo (ABM) e o Conselho de Defesa do Meio Ambiente (Condema).

O encontro de motociclistas na Rainha da Fronteira acontece há mais de 20 anos. Desde a última edição, que ocorreu em dezembro de 2019, o evento passou a ser chamado de Bagé Moto Encontro, remetendo à unificação entre o Super Moto Bagé e o Moto Encontro. Nas primeiras edições, a programação costumava ocorrer na Praça de Esportes, que acabou recebendo a escultura de moto como homenagem aos motociclistas. Posteriormente, o encontro migrou para o Largo do Centro Administrativo, comportando uma estrutura maior, com praça de alimentação, estandes com roupas e acessórios para motos e até mesmo shows internacionais.

Porém, desta vez, o juiz da 1ª. Vara Cível da Comarca de Bagé, Humberto Moglia Dutra, deferiu o pedido do Ministério Público determinando a suspensão do evento naquele espaço. Nos autos do processo consta que o Bagé Super Moto teria alto potencial de degradação ao meio ambiente, especialmente ao interior da Praça da Estação. A ABM foi proibida de montar qualquer estrutura no local, sob multa diária de R$ 5 mil por cada equipamento.

Vale mencionar que o novo espaço não é exatamente uma novidade. Em outras edições o local já recebeu partes da programação do Bagé Super Moto. Entretanto, não era o espaço principal da programação.

Questionamentos

Desde que foi divulgada a informação de que o Bagé Moto Encontro não poderia ocorrer no espaço original, uma enxurrada de questionamentos invadiu as redes sociais. O principal deles é sobre a realização de outros eventos no mesmo local. Recentemente, no mês de novembro, o Largo do Centro Administrativo recebeu o Festival de Cervejas da Campanha. Na semana seguinte, foi a vez da Praça receber o Brique da Estação. Na próxima semana, entre os dias 8 e 12 de dezembro, será a vez do 1º. Festival Literário Cultural de Bagé ocorrer no Largo do Centro Administrativo.

O grande questionando feito pela população é porque somente o Bagé Super Moto teria potencial para degradar o meio ambiente e os outros eventos não. Para responder a essa pergunta e sanar a dúvida do leitor, a reportagem do jornal Folha do Sul entrou em contato com Norton Sampaio, que é o representante do Condema - entidade que deu o parecer contrário a cedência do espaço para o encontro de motociclistas. Entretanto, Sampaio não atende o telefone e nem responde as mensagens enviadas via WhatsApp. Essa foi a segunda vez somente nesta semana que a reportagem tenta contato com ele. A primeira vez foi assim que foi divulgada a suspensão do local - e ele também não atendeu.


Programação

Sexta-feira - 03 /12

8h30 - Recepção.

12h - Almoço livre

19h - Show The Ever Rock

20h30 - The Blazer Brothers

22h30 - Banda The Jack

00h - Banda Legendarios 70

01h30 - Banda The Silvers

Sábado - 04 /12

8h - Recepção

10h - Banda Tradicionalista

12h - Almoço livre

14h - Show É us guri do Grau

16h - Show Tchê Louco

19h - Banda Táxi Drive

20h30h - Daniel Romero & Los del Fuego

22h - Diretoria no palco

22h30 - Show Banda The Jack

00h - Banda Legendarios 70

01h30 - Banda Arde Rock

Domingo - 05 /12

8h - Café da manhã

14h - Show de Força Bruta

16h - Show Tchê Louco

18h - Show com bandas da cidade

21h30min - Encerramento do evento com a Banda Balanço da Gaita


Imagens

ULTIMAS NOTÍCIAS

Missão

Ser o veículo de integração da comunidade, contribuindo para o seu desenvolvimento com informação precisa, responsável e imparcial.

+55 (53) 3242-1020 | R Ismael Soares 263 -
Centro | CEP: 96400-390 | BAGÉ | RS | BRASIL

jornalfolhadosul@jornalfolhadosul.com.br