BAGÉ WEATHER
Alerta

Doenças respiratórias elevam internações

Foto: Thaís Nunes
Santa Casa de Caridade tem o maior número de casos

Com a chegada do frio intenso na região da Campanha, aumentam os casos de doenças respiratórias. Isso reflete nas internações dos hospitais da cidade. A reportagem do Folha do Sul conversou com representantes das instituições de Saúde sobre a situação.

O chefe do setor de enfermagem do Hospital Universitário, enfermeiro Marcelo Cuadro, relatou que, até o momento, os leitos destinados para l Sistema Único de Saúde (SUS) estão lotados, mas não com casos de doenças respiratórias. Segundo ele, não houve um aumento significativo desses casos.

Na Santa Casa de Caridade, que é regional e recebe pacientes de outras cidades, segundo informações da diretora técnica do Núcleo Interno de Regulação, a médica Terezinha Ricaldone, os leitos SUS estão lotados. De acordo com a profissional, a maioria desses pacientes estão internados com doenças respiratórias, como asma, bronquite e pneumonia.

A médica disse que quando um paciente chega até o hospital, dependendo da gravidade da doença, é internado em leitos que não são do SUS. "Hoje, nós temos pacientes que estão aguardando leitos no Pronto-Socorro e ali eles estão sendo atendidos e fazendo a medicação", afirmou a diretora técnica da Santa Casa de Caridade.

A reportagem perguntou para os representantes dos hospitais sobre quantos leitos dispõem as instituições de Saúde. Ambos não responderam a pergunta.

Na Unidade de Pronto-Atendimento (Upa 24 horas) aumentou de forma significa os casos. Porém, não foi informado o percentual de internação. Conforme a chefe de enfermagem, Débora Machado de Souza, o maior número de casos são de crianças. Segundo ela, tem uma pessoa internada com suspeita de tuberculose, três com enfisema e uma com pneumonia.

Principais doenças

1. Asma

2. Bronquite crônica

3. Pneumonia

4. Rinite alérgica

5. Sinusite

6. Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC)

Como se prevenir

1 - Evitar locais aglomerados

2 - Manter os ambientes da casa limpos e arejados

3 - Evitar fumar

5 - Lavar bem as mãos

6 - Alimentar-se bem


Imagens

ULTIMAS NOTÍCIAS

Missão

Ser o veículo de integração da comunidade, contribuindo para o seu desenvolvimento com informação precisa, responsável e imparcial.

+55 (53) 3242-1020 | R Ismael Soares 263 -
Centro | CEP: 96400-390 | BAGÉ | RS | BRASIL

jornalfolhadosul@jornalfolhadosul.com.br