BAGÉ WEATHER
Atividades físicas

Dia do Desafio mobiliza Bagé nesta quarta

Foto: Reprodução FS
Praça do Coreto será cenário das maioria das atividades

Criado para incentivar a prática de atividades físicas, o Dia do Desafio propõe uma série de atividades nesta quarta-feira, 25 de maio. "A programação encoraja os moradores a pausar a rotina por pelo menos 15 minutos e se movimentar", destacou a divulgação. O evento começa às 6h, na academia do Sesc Bagé, na rua Barão do Triunfo, 1280, com desafios de esteira, máquina de agachamento, remo, barra no graviton e aulas de ginástica, e às 9h na praça do Coreto.

A gerente do Sesc Bagé, Liziane dos Santos, garantiu que a equipe está com uma excelente expectativa para o dia, neste retorno das atividades presenciais. "As atividades começam às 9h, ali na praça, e vão até as 20h, com a largada da corrida e caminhada do Dia do Desafio", pontuou. "Teremos várias atividades, inclusive uma atividade de inclusão com a Abadef, e várias outras, como levantamento de peso, tracionamento de ônibus com a Jane Morales - atividades típicas que nós tínhamos do desafio", acrescentou.

O maior objetivo, lembrou a gerente, é promover o incentivo a prática da atividade física. "Temos uma estimativa sim que as pessoas participem, mas não iremos abandonar o que a pandemia trouxe de bom, que foi a questão das atividades que as pessoas praticavam, que estão praticando nas suas residências, academias e nas ruas até, filmando e marcando o Sesc Bagé também contabiliza", ressalvou. "Quem fizer esse tipo de atividade e nos marcar nas redes sociais também será contabilizado - @sescbage nas redes sociais, tanto Instagram como Facebook", informou.


Destaques da programação

Às 7h40min, tem um aulão de power local, será realizado na Praça do Coreto, onde, às 9h, acontece a abertura oficial do Dia do Desafio. No decorrer do dia e até às 21h, ainda serão realizadas atividades como visitas ao comércio, desafio militar, torneio de vôlei e até desafio de dança do Tik Tok. Neste ano, as entidades estão convidadas a postarem nas redes sociais vídeos das atividades. Basta marcar o @sescbage nas publicações para validar a participação.

No final do dia, às 20h, acontece a da Corrida do Dia do Desafia. O percurso noturno será de quatro quilômetros, com largada da Praça do Coreto. Vale mencionar que, além do esporte, o Dia do Desafio busca estimular a solidariedade entre as pessoas. Por isso, a Praça do Coreto também será ponto de arrecadação de caixas de leite para o Desafio Solidário, que destinará a doação para entidades cadastradas pelo Mesa Brasil Sesc.


Em detalhes

A programação aponta que as atividades, nesta quarta, começarão logo cedo, às 6h, com desafios na academia do Sesc. Às 7h40min haverá um aulão de power local na praça do Coreto. A partir das 9h, o pessoal do Sesc começa a visitar o comércio: o objetivo é fazer todo mundo se mexer. Também estão previstas atividades físicas em escolas.

No espaço Sesc, haverá serviços disponíveis para a comunidade, como verificação de pressão arterial e um workshop de equipamentos de segurança do trabalho. Também na praça do Coreto, uma ação solidária está prevista: é o Desafio Mil litros. A ideia é que a população leve caixas de leite até o local.

Um desafio também foi proposto para as academias, clubes e entidades esportivas de Bagé: vídeos dos alunos cumprindo atividades específicas durante as aulas devem ser postados. Outro desafio será cumprido pelo Corpo de Bombeiros - esse será na praça do Coreto. E toda a comunidade está convidada a publicar nas redes sociais vídeos de dança: na hora, vale marcar o @sescbage.

Outra atividade que começa bem cedinho, às 8h30min, ocorre no ginásio Narciso Suñe. Trata-se de um treinamento funcional. Tem também dança do ventre, às 10h, no mesmo local, além de ritmos, às 15h, e futsal, às 16h. No mesmo horário, tem treinamento funcional no Militão. Antes disso, às 15h, tem ritmos no São Martins.


Na praça

Na praça do Coreto tem aulão de ginástica da Maturidade Ativa, que começa às 9h15min. Também será na praça que ocorre a abertura oficial do evento, às 9h30min, com apresentação do Ballet Kids da Sejel. Às 10h, tem tracionamento de ônibus com a equipe Jane Morales. E, das 10h às 13h, tem atividades na mini pista de trânsito, com orientação da Secretaria de Segurança e Mobilidade. Às 11h, os militares que cumprem desafio passarão pela praça. Participarão militares de todos os quartéis de Bagé.

Também a partir das 11h, começa a Corrida Fantástica: é o desafio da inclusão, com o pessoal da Abadef. Tem aulão de ritmos, às 14h. E, no mesmo horário, na pista publica de skate, tem demonstração de tal modalidade. Também haverá torneio interno de vôlei da iniciação esportiva. Isso no ginásio do Sesc, às 14h.

Às 15h, começa a caminhada intergeracional, com a participação do Centro do Idoso, da Maturidade Ativa e do Sesquinho. A partir das 15h30min, tem dança tradicionalista com o pessoal do Centro do Idoso, e às 15h45min tem dança de salão. A programação com o pessoal do Centro do Idoso se estende para as 16h, com a passarela da moda.

A partir das 16h30min, estão previstas atividades no canil da Brigada Militar. Às 18h, tem Power local, e às 19h30min tem a pedalada do Dia do Desafio. A programação encerra com a corrida do Dia do Desafio, a partir das 20h.


Como surgiu

Criado no Canadá, o Dia do Desafio é difundido mundialmente pela The Association For International Sport for All (TAFISA), entidade de promoção do esporte para todos, sediada na Alemanha. O Sesc/SP coordena o evento no Continente Americano desde 2000 e, no Rio Grande do Sul, a ação é capitaneada pelo Sistema Fecomércio-RS/Sesc em parceria com as Prefeituras. O convite à atividade física se estende a todos, envolvendo o poder público de cada cidade, as instituições da sociedade civil, empresas, voluntários locais e os próprios participantes. Mais informações podem ser obtidas no site www.sesc-rs.com.br/diadodesafio.

Imagens

ULTIMAS NOTÍCIAS

Missão

Ser o veículo de integração da comunidade, contribuindo para o seu desenvolvimento com informação precisa, responsável e imparcial.

+55 (53) 3242-1020 | R Ismael Soares 263 -
Centro | CEP: 96400-390 | BAGÉ | RS | BRASIL

jornalfolhadosul@jornalfolhadosul.com.br