BAGÉ WEATHER
Imposto

Cerca de 34% dos bageenses já pagaram o IPVA

Foto: Niela Bittencourt
Até o final deste mês o percentual deve aumentar CRÉDITO: Niela Bittencourt


O ano recém começou e os bageenses querem se manter em dia. Cerca de 34% da população já pagou integralmente ou ao menos a primeira parcela do IPVA. É o que mostra os dados da Delegacia de Bagé da Receita Estadual. Por isso é preciso ficar atento nas datas de pagamento para garantir descontos e evitar cobranças.

Conforme Clarissa Rezende Curra, auditora-fiscal e titular da Delegacia de Bagé, até o momento a cidade tem 34% do imposto quitado. Entretanto, esse número ainda deve aumentar. É que até o dia 31 de janeiro os contribuintes podem fazer o pagamento da primeira parcela do imposto, garantindo o parcelamento e alguns descontos.

Conforme Clarissa, até a tarde de ontem, dos 37 531 contribuintes 12 605 já havia pago o imposto. Ou seja, dos mais de R$ 40 milhões que devem ser pagos já foram quitados pouco mais de R$ 13,6 milhões, representando 34%. Esse percentual indica que até o último dia de janeiro os números podem atingir a casa dos 40%.

Até o final de janeiro de 2021 havia sido pago 38% do imposto. Já em 2020 esse percentual era de 40% e em 2019 era de 36%. "Se continuar assim, até o final do mês deve atingir entre 38% a 40%", projetou a delegada.

Alerta

Clarissa também fez um alerta aos contribuintes sobre os descontos e cobranças que podem incidir sobre o pagamento. Neste ano o governo do Estado aumentou o índice de desconto para pagamentos antecipados: eles podem chegar a 10%, enquanto no ano passado era 5%. Isso foi uma forma de amenizar os impactos do imposto, que aumentou junto com o valor dos veículos.

Além disso, há também a possibilidade de parcelar o pagamento em seis vezes. Antes, era apenas três. Entretanto, para essa modalidade, os descontos são proporcionais ao mês. Ou seja, quanto mais perto de abril for a parcela, menor será o percentual abatido.

Outro alerta feito pela delegada é que além do pagamento antecipado garantir descontos, a quitação em dia também evita cobranças. Há ainda os descontos de Bom Motorista e Bom Cidadão, que podem garantir até 20% de desconto a mais no valor devido. Porém, os descontos só valem se os pagamentos forem feitos dentro das datas.

Entenda

Não houve mudanças em relação às alíquotas do tributo no Rio Grande do Sul, mas a valorização dos preços dos veículos em todo o país, refletida na tabela Fipe, acarreta aumento médio de 22% ao contribuinte. Para amenizar essa situação, o governo ampliou significativamente os descontos para pagamento antecipado (que aumentarão de 3% para até 10%) e dobrou o prazo de parcelamento de três (janeiro a março) para seis meses (janeiro a junho), dentro do prazo autorizado pela Lei 15.533, de 28 de setembro de 2020, aprovada por unanimidade pela Assembleia.

O pagamento do IPVA estará liberado a partir de 15 de dezembro. Quem quitar o tributo até 30 de dezembro de 2021, terá desconto de 10% e não incorrerá na variação da UPF/RS (que pelos índices inflacionários também deve ficar em 10%), gerando uma redução potencial de 20%.

Além dos descontos pela antecipação, os proprietários também podem obter os descontos de Bom Motorista e Bom Cidadão, se tiverem direito, que acumularão, nesse caso, descontos máximos de 28% (janeiro), 24,8% (fevereiro) e 22,4% (março).

Para agregar mais inovação nas formas de pagamento, a Receita Estadual está adotando o Pix como forma de pagamento. Essa será a maior operação com o Pix no setor público gaúcho em espaço tão curto de tempo. Basta o cidadão consultar no site ou no aplicativo do IPVA/RS, no qual será gerado o QR Code a cada mês e pagar em mais de 760 instituições relacionadas.

Se o proprietário optar pelo parcelamento, também terá o respectivo desconto nas parcelas de janeiro, fevereiro e março. Mas para isso precisa aderir ao parcelamento ainda em janeiro.

As vantagens podem ser ainda maiores para os proprietários de veículos que tiverem os descontos de Bom Motorista e Bom Cidadão. Quase metade da frota tributável (46%) terá descontos pelo Bom Motorista e 16% pelo Bom Cidadão. Pagando antecipadamente em dezembro e com a soma de todos os descontos máximos disponíveis, é possível obter redução de 34,63% sobre o valor total do IPVA.

 

Imagens

ULTIMAS NOTÍCIAS

Missão

Ser o veículo de integração da comunidade, contribuindo para o seu desenvolvimento com informação precisa, responsável e imparcial.

+55 (53) 3242-1020 | R Ismael Soares 263 -
Centro | CEP: 96400-390 | BAGÉ | RS | BRASIL

jornalfolhadosul@jornalfolhadosul.com.br