BAGÉ WEATHER
Abastecimento

Bagé terá ponto de coleta de sangue

Foto: Arquivo/FS

A Rainha da Fronteira deu um passo importante para a retomada das coletas de sangue na cidade. Após mais de dois anos, a cidade deve voltar a ter coletas periodicamente, evitando os deslocamentos até Pelotas para as doações.

A secretária da Saúde Arita Bergmann esteve reunida com o secretário municipal de Saúde de Bagé, Michelon Apoitia, nessa quarta-feira (12/1) para tratar da criação de um Ponto de Coleta de Sangue, que funcionará como extensão do Hemocentro Regional de Pelotas (Hemopel). O encontro também contou com a participação da diretora do Departamento Estadual de Sangue e Hemoderivados (DESH), Kátia Brodt, da diretora da assessoria jurídica, Lisiane Rodrigues Alves e da coordenadora da 7ª Regional de Saúde, Eliana Silveira.

"A iniciativa visa a facilitar a vida do cidadão e potencializar a captação de sangue no Estado", afirmou a secretária Arita. "Com esse ponto, vamos aumentar a coleta de sangue na região sul, pois Bagé é uma cidade pólo", explicou.

Conforme explicou Apoitia para a reportagem do jornal Folha do Sul, o Estado autorizou a implantação do ponto de coleta, que deve começar a funcionar em breve. A partir da próxima segunda-feira começa a capacitação da equipe que vai atuar no local, composta por duas enfermeiras e quatro técnicos em enfermagem. Ao mesmo tempo que a capacitação ocorre, a Secretaria de Saúde e Atenção à Pessoa com Deficiência está dando segmento aos outros trâmites burocráticos para a abertura do ponto, como as resoluções do município, da Santa Casa e da 7ª. CRS.

O secretário de Saúde da cidade frisou que "este ponto de coleta é um passo muito importante para a nossa região". Ele informou que a coleta na Santa Casa de Bagé vai beneficiar os municípios próximos como Aceguá, Lavras do Sul, Candiota, Hulha Negra e Dom Pedrito. "O intuito dessa parceria, além de ajudarmos o nosso município, nós também vamos ajudar todos os municípios da 7ª. CRS. Estamos muito felizes porque a nossa população não mais precisará ir até Pelotas coletar sangue e os municípios que nos avizinha também não", afirmou.

Como vai funcionar

O ponto de coleta será implementado nas dependências da Santa Casa de Caridade de Bagé e contará com uma equipe da área de enfermagem, que receberá treinamento para as atividades de captação. Cabe ao Hemopel a supervisão do serviço, o treinamento e a disponibilização dos insumos necessários para a captação de sangue. A disponibilização de Recursos Humanos e o espaço para instalação do ponto ficarão a cargo do gestor municipal e da instituição hospitalar.

De acordo com Apoitia, em um primeiro momento, a coleta será feita semanalmente. "Se necessário for, pode ser ampliado", destacou.

Vale lembrar que até 2013 Bagé tinha coletas fixas na cidade, através de uma agência transfusional que funcionava na Santa Casa. Depois, passou a contar com coletas mensais feitas com a vinda de uma equipe do Hemopel. Isso aconteceu até 2019. Antes mesmo do começo da pandemia de coronavírus as coletas na cidade foram suspensas. De lá para cá os bageenses precisavam de deslocar até Pelotas para efetuar as doações. "Bagé só coleta em casos de urgência, quando a Secretária leva os doadores até Pelotas", elucidou o secretário. Assim, na quarta-feira, o sangue era trazido até a Rainha da Fronteira, conforme os pedidos feitos pela Secretaria de Saúde.

Outros pontos

A diretora do DESH, Katia Brodt disse que essa iniciativa tem por objetivo ampliar o acesso à doação de sangue. Segundo ela, "os pontos de coleta só serão criados em municípios que não possuem serviços hemoterápicos com esta finalidade e se destinam a coletas externas pelos hemocentros". Ela também salientou que é fundamental a mobilização dos doadores. " Doadores fidelizados e parceiros são essenciais para que possamos manter a coleta regular e os índices adequados de sangue para salvar vidas".

Para a formalização da iniciativa, um termo de cooperação será firmado entre a SES/RS, por meio do DESH, com a secretaria municipal de Bagé e com a Santa Casa. Para dar início ao funcionamento do ponto de coleta da Santa Casa de Bagé, um evento deverá ser realizado no local, com data a ser definida.

Com este mesmo modelo também serão criados pontos de coleta estendidos nos municípios de Frederico Westphalen, vinculado ao Hemocentro Regional de Passo Fundo e em Sapucaia do Sul, vinculado ao Hemorgs, de Porto Alegre.


ULTIMAS NOTÍCIAS

Missão

Ser o veículo de integração da comunidade, contribuindo para o seu desenvolvimento com informação precisa, responsável e imparcial.

+55 (53) 3242-1020 | R Ismael Soares 263 -
Centro | CEP: 96400-390 | BAGÉ | RS | BRASIL

jornalfolhadosul@jornalfolhadosul.com.br