BAGÉ WEATHER
Covid-19

Bagé mantém vacinação de adolescentes neste sábado

Foto: Divulgação
Segunda dose deve ter sido aplicada há seis meses

O Ministério da Saúde passou a recomendar a vacinação apenas para os adolescentes entre 12 e 17 anos que tenham deficiência permanente, comorbidades ou que estejam privados de liberdade. Uma nota técnica anterior da pasta recomendava que a imunização dos adolescentes tivesse início, com a ressalva de que os que não apresentassem comorbidades deveriam ser os últimos a ser vacinados.

A pasta argumentou que os benefícios da vacinação para adolescentes sem comorbidades ainda não estão claramente definidos e que a Organização Mundial da Saúde não recomenda imunização de adolescentes com ou sem comorbidades. A OMS, entretanto, não chegou a afirmar que a imunização de adolescentes não deveria ser realizada, apenas de que não é considerada prioritária.

Atualmente, apenas a vacina da Pfizer tem autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para uso em adolescentes a partir de 12 anos. Após a publicação da nota, algumas cidades anunciaram a suspensão da vacinação de adolescentes. Vale mencionar que, na quinta-feira, Bagé, que já vacinava adolescentes sem comorbidades de 16 anos, reduziu a faixa etária e passou a imunizar jovens a partir dos 15 anos. Ontem, sexta-feira, foi liberada a vacinação para os adolescentes de 14 anos sem comorbidades. A vacinação acontece no ginásio São Pedro. "Destacamos que é obrigatória a presença de um responsável legal pelo adolescente que tenha menos de 16 anos", enfatizou a divulgação da Prefeitura.

Idosos de 80 anos já recebem terceira dose

Podem ir até o São Pedro neste sábado, das 10h30minmin às 17h30min, adolescentes com 14 anos ou mais, sem comorbidades, para receber a primeira dose.

Já idosos com 80 anos ou mais, que tenham recebido a segunda dose de qualquer vacina há seis meses, podem procurar a equipe para a terceira.

Também estarão sendo distribuídas doses para adolescentes com comorbidades, com idades entre 12 e 13 anos, desde que o atestado médico seja apresentado.

E atenção: vacinados até 21 de junho podem procurar pela segunda dose da AstraZeneca e da Pfizer. 

Imagens

ULTIMAS NOTÍCIAS

Missão

Ser o veículo de integração da comunidade, contribuindo para o seu desenvolvimento com informação precisa, responsável e imparcial.

+55 (53) 3242-1020 | R Ismael Soares 263 -
Centro | CEP: 96400-390 | BAGÉ | RS | BRASIL

jornalfolhadosul@jornalfolhadosul.com.br