BAGÉ WEATHER
Gripe

Bagé já vacinou 35% das crianças e 68% dos idosos

Foto: Niela Bittencourt
Comercial funciona das 9h às 17h neste sábado

Crianças de 6 meses até os 9 anos podem receber a imunização contra a gripe. Em Bagé, são mais de 13,2 mil crianças nesta faixas, que podem se vacinar nos postos de Saúde, conforme já havia revelado a coordenadora de Imunizações do município, Tatiana Miranda. Pelo menos até terça-feira (a atualização dos números é semanal), 35% desse montante já havia feito a vacina, conforme a profissional.

Além das crianças de 5 a 9 anos, também podem buscar as doses os adultos com 55 anos ou mais. A coordenadora de Imunizações do município confirmou que um total de 68% dos idosos já se vacinaram contra a influenza.

Vale lembrar que a primeira etapa da campanha deste ano foi aberta em 4 de abril para pessoas com 60 anos ou mais e trabalhadores da Saúde. As crianças maiores de 6 meses a menores de 5 anos (um público de 1 960 crianças em Bagé) tiveram o início da sua fase antecipado, em 25 de abril. No último dia 2 de maio, passaram a estar liberados para a imunização os demais grupos prioritários, como gestantes, puérperas, pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, entre outros.

As mais de seis mil crianças com idades entre os 5 e os 9 anos foram incluídas na semana passada. Vale destacar que a campanha nacional de vacinação contra a influenza ocorre até 3 de junho. Nesta sábado, a vacinação ocorre apenas no Comercial e no local apenas adultos podem se vacinar contra a gripe (e também contra a covid-19). Isso das 9h às 17h. As crianças podem se vacinar de segunda a sexta-feira, nos postos.


Esquema de doses

Caso a criança esteja fazendo este ano pela primeira vez a vacinação contra a influenza, ela deverá fazer duas doses, com 30 dias de intervalo entre elas. Se ela já fez a vacina da gripe em algum outro ano, o esquema é de dose única, assim como é para as demais idades. A vacinação contra a influenza e contra o sarampo (vacina tríplice viral), que também está aberta, pode ocorrer no mesmo momento.


Vacina influenza trivalente

A vacina influenza trivalente utilizada pelo Sistema Único de Saúde é produzida pelo Instituto Butantan. "A formulação é constantemente atualizada para que a dose seja efetiva na proteção contra as novas cepas do vírus. A vacina será eficaz contra as cepas H1N1, H3N2 e tipo B", informou divulgação da Secretaria estadual de Saúde.


Onde vacinar

A vacina contra a gripe para a criançada está disponível em todas as unidades de Saúde de segunda a sexta-feira. No posto Camillo Gomes, o atendimento ocorre, inclusive, ao meio-dia. No caso dos adultos, também é possível se vacinar no Clube Comercial, que atende de segunda a sexta-feira e também aos sábados, inclusive neste, das 9h às 17h.


Imunização contra a covid-19

No Clube Comercial, pessoas com 60 anos ou mais já podem garantir a quarta dose da vacina contra a covid-19. O critério é que os idosos tenham cumprido o intervalo de quatro meses desde a última dose. Vale lembrar que a vacinação no Comercial ocorre de segunda-feira a sábado, sempre das 9h às 17h sem fechar ao meio-dia. Também é possível fazer testes de covid-19 de segunda a sexta. Isso das 9h às 16h30min.

Imagens

ULTIMAS NOTÍCIAS

Missão

Ser o veículo de integração da comunidade, contribuindo para o seu desenvolvimento com informação precisa, responsável e imparcial.

+55 (53) 3242-1020 | R Ismael Soares 263 -
Centro | CEP: 96400-390 | BAGÉ | RS | BRASIL

jornalfolhadosul@jornalfolhadosul.com.br