BAGÉ WEATHER
Literatura

Aumenta procura por livros clássicos

Foto: Márcia Sousa
São os mais buscados pelo público jovem

A procura por clássicos da literatura aumentou durante a pandemia. Mas isso é uma tendência desde antes do período. No Brasil, a busca por autores nacionais ainda foi impulsionada pela novela "Bom Sucesso", cujos protagonistas Antônio Fagundes e Grazi Massafera eram apaixonados por literatura. É o que revela o empresário Richarles Nogueira, que percebeu que isso também ocorreu em Bagé. No entanto, na livraria onde atua são os clássicos internacionais os mais procurados. A verdade é que a demanda faz com que as editoras apostem no relançamento de muitas obras, que têm ganhado capas especiais. O consumo também tem sido incentivado pela distribuição de brindes.

Nogueira comentou que muitas editoras têm oferecido brindes como ecobags, capa de livros, caixas especiais e planners. "Algumas editoras começaram a investir bastante nessas edições. Melhoraram a qualidade das capas, páginas e passaram a incentivar as compras com brindes também", explicou. Dostoievski, Jane Austin, Anne Bronte, George Orwell, Dante e Nietzsche são os escritores mais procurados na livraria, neste momento. "A procura é bem maior por clássicos internacionais", garantiu o empresário.

Ainda sobre as motivações que têm levado os leitores a procurarem este tipo de obra, Nogueira revelou que, talvez, ter mais tempo para dedicar a leitura seja uma justificativa. Outro motivo considerado por ele é o fato de que essas histórias são consagradas, são bons livros para investir tempo e dinheiro. São vários os relançamentos, com edições cujas capas chamam atenção dos leitores que estão em busca desses títulos consagrados.

E ele comentou que o interesse é de um público variado. "O público é variado, mas percebemos um aumento na procura por parte dos jovens", garantiu. No local, é possível encontrar títulos como "A divina comédia", "Quixote de La mancha", "Crime e castigo", "Persuasão", "Orgulho e preconceito" e "Emma". Vale mencionar que há clássicos também direcionados para o público infantil (ainda que atraiam muitos leitores adultos), como "Anne de Green Gables", cuja procura aumentou muito em decorrência do sucesso da série da Netflix, "Anne with an E", e "Harry Potter", já é considerado um clássico moderno.

Imagens

ULTIMAS NOTÍCIAS

Missão

Ser o veículo de integração da comunidade, contribuindo para o seu desenvolvimento com informação precisa, responsável e imparcial..

+55 (53) 3242-1020 | R Ismael Soares 263 -
Centro | CEP: 96400-390 | BAGÉ | RS | BRASIL

jornalfolhadosul@jornalfolhadosul.com.br