BAGÉ WEATHER
Ciclone

Apelo é para que animais sejam abrigados do frio

Foto: Niela Bittencourt
Levar casinhas e cobertas para os comunitários também ajuda

Diante da previsão de vento, chuva e muito frio, em decorrência da passagem de um ciclone extratropical pela costa Leste do Estado, a presidente do Núcleo Bageense de Proteção aos Animais, Patrícia Coradini, faz um apelo para a comunidade: "Estamos pedindo que as pessoas abriguem os animais, pelo menos à noite". Outro pedido é que ajudem aqueles que são comunitários, com casinhas para protegê-los das condições extremas e com cobertas para que eles possam se aquecer.

Patrícia destacou que outro problema em dias como estes - e sempre, é claro - é a situação dos maus-tratos. "Animais presos nos pátios, sem abrigo. Peço que, por favor, as pessoas vejam isso e que não deixem os animais nessa situação", sustentou. A reportagem também conversou com a médica veterinária Juliana Flôres, que elencou alguns cuidados básicos que todos devem ter com os bichinhos.

Para os animais que vivem nos pátios, por exemplo, é preciso ofertar sempre um abrigo, como áreas cobertas, casinhas e caixas. Disponibilizar cobertores, paninhos ou papelão para forração das camas também ajuda os animais a se protegerem do frio e da umidade. A veterinária ainda lembrou que rações de qualidade proporcionam bastante calorias e energia aos animais nestes dias mais gelados. "E a vacinação em dia e o uso de antiparasitários é essencial para a saúde nessas épocas, que são mais debilitantes", acrescentou.

Até mesmo os animais que são criados dentro de casa sentem as mudanças bruscas e vale recorrer a suplementos para levantar a imunidade deles. "Os banhos devem ser menos frequentes e as tosas 'peladas' devem ser evitadas, pois tiram toda a proteção da pele", orientou a profissional. "Em animais que têm uma boa aceitação, as roupinhas são grandes aliadas nessa época", completou, ao lembrar que é preciso sempre evitar a exposição de cães e gatos a chuvas e intempéries, pois tudo isso pode acarretar em graves problemas respiratórios.

Imagens

ULTIMAS NOTÍCIAS

Missão

Ser o veículo de integração da comunidade, contribuindo para o seu desenvolvimento com informação precisa, responsável e imparcial.

+55 (53) 3242-1020 | R Ismael Soares 263 -
Centro | CEP: 96400-390 | BAGÉ | RS | BRASIL

jornalfolhadosul@jornalfolhadosul.com.br