BAGÉ WEATHER
Recorde

PampaPlus bate a marca de 18 mil animais avaliados

O Programa de Avaliação Genética Oficial da Associação Brasileira de Hereford e Braford - PampaPlus encerrou o ano de 2021 com números expressivos para a pecuária brasileira. Entre eles, está a marca histórica de mais de 18 mil animais avaliados no programa e o crescimento de 25% de novos usuários, chegando a 69 propriedades ativas.

Na avaliação da Coordenadora do PampaPlus pela ABHB, Natacha Lüttjohann, esses dados confirmam a expansão do programa. "2021 foi um ano muito gratificante para o PampaPlus com números expressivos nas avaliações, novos criadores e usuários do programa que foram destaques nas principais premiações durante o ano, tanto no ranking, como nos eventos oficiais", disse.

De acordo com o relatório do programa, mais de 11 mil animais foram avaliados na desmama, um incremento de 14%, e mais de 7 mil avaliados no sobreano, um aumento de 4% em relação a 2020. "Além de oferecer maior credibilidade e segurança ao criador, essas informações são suma importância para uma ampla base de dados e consistência genética do programa", completou Natacha.

Conforme o chefe geral da Embrapa Pecuária Sul, Fernando Cardoso, atualmente o programa está consolidado como o mais abrangente, com maior número de criadores e animais dentro das raças Hereford e Braford. "É uma satisfação muito grande para a Embrapa ter participado de toda a história do PampaPlus, desde sua criação em 2008, e continuar fazendo parte disso. E o mais importante é estar ao lado da Associação contribuindo de forma significativa para a pecuária nacional", enfatizu.

Cardoso conta ainda que o PampaPlus integra a publicação Balanço Social da Embrapa, em que apresentou números significativos para o setor.

Programa

Em atividade desde 2008, o Programa, desenvolvido junto a Embrapa Pecuária Sul, Gado de Corte e Geneplus, avalia e mensura as características de interesse econômico nos animais das raças Hereford e Braford para que se obtenha a predição dos valores genéticos das mesmas. É por meio dessas informações geradas no Programa que o produtor consegue realizar todo o trabalho de seleção e melhoramento genético de seu rebanho, viabilizando o incremento de genes ligados às características produtivas e reprodutivas que aumentam a eficiência dos animais. 

Imagens

ULTIMAS NOTÍCIAS

Missão

Ser o veículo de integração da comunidade, contribuindo para o seu desenvolvimento com informação precisa, responsável e imparcial.

+55 (53) 3242-1020 | R Ismael Soares 263 -
Centro | CEP: 96400-390 | BAGÉ | RS | BRASIL

jornalfolhadosul@jornalfolhadosul.com.br