BAGÉ WEATHER
Irga

Área em Hulha Negra será compartilhada

Foto: Eduardo Milani/Especial FS
Medida foi definida em reunião na sede da Secretaria da Agricultura

A Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) e o Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) alinhavaram um acordo para cessão de uma área no município de Hulha Negra. Pelo contrato de cessão compartilhada, com validade para 30 anos, o Irga utilizará parte da área para implantar uma nova estação de pesquisa.

Pelo Irga, participaram da reunião na Seapdr o presidente da autarquia, Rodrigo Machado, e a diretora técnica, Flávia Tomita. Pela secretaria, acompanharam o encontro o adjunto Luiz Fernando Rodriguez Junior; o diretor do Departamento de Diagnóstico e Pesquisa Agropecuária, Caio Efrom; o coordenador dos Programas Sentinela e Guaritas, Francisco Nunes Lopes; e Fernanda Espinoza, pela Diretoria Geral.

A área foi incorporada pela Secretaria da Agricultura após a extinção da Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro). A previsão é inaugurar a nova estação de pesquisa até o fim de 2022. Hulha Negra é atendida pelo 24º Núcleo de Assistência Técnica e Extensão Rural, de Bagé.

A Seapdr também utilizará o local para o seu projeto de pesquisa com oliveiras, para o programa Sentinela (que objetiva intensificar as atividades de saúde animal na zona de fronteira internacional, com vista à defesa agropecuária e à manutenção do "status" sanitário do rebanho) e também para o seu projeto de integração lavoura-pecuária, entre outros.

"Esse acordo resultará em grande economia para o Irga. Precisávamos de uma área para instalar a estação de pesquisa da região da Campanha e essa parceria com a Secretaria da Agricultura vai viabilizar esse projeto. Assim poderemos tocar vários projetos juntos. Ainda estamos preparando os trâmites legais, mas em breve tudo deverá estar acertado", afirma Rodrigo Machado.

Além da Estação Experimental do Arroz na cidade de Cachoeirinha , onde fica a Divisão de Pesquisa, o instituto também possui estações experimentais regionais em Uruguaiana, Santa Vitória do Palmar, Cachoeira do Sul (junto à Barragem do Capané), Palmares do Sul (na Granja Vargas), Camaquã e Torres.


Imagens

ULTIMAS NOTÍCIAS

Missão

Ser o veículo de integração da comunidade, contribuindo para o seu desenvolvimento com informação precisa, responsável e imparcial.

+55 (53) 3242-1020 | R Ismael Soares 263 -
Centro | CEP: 96400-390 | BAGÉ | RS | BRASIL

jornalfolhadosul@jornalfolhadosul.com.br