BAGÉ WEATHER
Exposição

Animais Hereford e Brafrod cruzam as porteiras da Rural

Foto: Everton Souza/La Rural Fotografia e Bezier Filmes
Pujança dos possantes animais é o centro das atenções

Quando os ponteiros do relógio marcarem 9h, neste domingo, os animais das raças Hereford e Braford começam cruzar as porteiras do Parque Visconde de Ribeiro de Magalhães da Associação e Sindicato Rural. Assim começa a Exposição Nacional de Hereford e Braford.

Essa feira na Rainha da Fronteira é a maior dos últimos anos, segundo a entidade promotora do evento, a Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB). Com recorde de inscrições a feira conta um total de 408 exemplares, sendo 63 Hereford a galpão, 84 Braford a galpão, 87 Hereford animais rústicos e 174 Braford rústicos.

Até o dia 22 de maio, varias atrações ocorrem no parque da Rural, onde estarão presentes expositores de 25 municípios do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso. Serão realizados remates, palestras, julgamentos dos animais e desgustação de carne.

Remate

Abrindo a programação de leilões da exposição nacional, acontece no dia 18, o Remate Reprodutores da Prova de Avaliação a Campo (PAC) e Prova de Eficiência Alimentar (PEA). O remate realizado pela Parceria Leilões disponibilizará 30 reprodutores jovens Hereford e Braford testados e aprovados pela ABHB e Embrapa Pecuária Sul. O evento que está marcado para às 19h.

No dia 19, às 21h, acontece o Remate Nacional com exemplares padrão racial Hereford e Braford. O evento será realizado pela Leiloeira Tellechea & Bastos e conta com transmissão pelo Lance Rural. Dia 22 é a vez do Remate Conexão Pampa Edição Outono, de forma virtual, com transmissão prevista para às 18h pelo Lance Rural.

Debate

O quarto dia da exposição será marcado pelo Ciclo do Crescimento, um momento dedicado a troca de conhecimento e debates de temas sobre as raças e produção de carne. A recepção e credenciamento está marcada para acontecer a partir das 8h e a abertura do Ciclo é as 8h30min com o presidente da ABHB, Eduardo Soares

A primeira palestra do dia é com o chefe geral da Empresa Pecuária Sul , ?Fernando Flores Cardoso, sobre Genômica: uma ferramenta para melhoramento genético. Na sequência, o Proprietário da Meat Science Consultoria, Leandro Lunardini Cardoso apresenta Ultrassonografia de carcaça para seleção em gado de corte. Ainda pela manhã o Pesquisador da Embrapa Pecuária Sul, Marcos Jun Iti Yokoo, irá tratar sobre o Avanço Genético na Seleção de Fêmeas.

Na parte da tarde as palestras começam às 13h30 com o Professor Adjunto do curso de veterinária da Universidade Federal do Pampa, Guilherme de Medeiros Bastos, sobre o Uso das biotécnicas IATF, TE e FIV para multiplicação de animais com características desejáveis em gado de corte. Na sequência, o Zootecnicsta e sócio-proprietário da Agropecuária Sereno Ltda, Marcelo Xavier, irá apresentar o Case da Agropecuária Sereno Ltda.

E encerrando o ciclo de palestras, Júlio Barcelos, Professor titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), que atua no Departamento de Zootecnia da Faculdade de Agronomia nos cursos de Zootecnia, Agronomia e Veterinária, fala sobre as Estratégias de Cruzamento com as raças Hereford e Braford.

Jurado Jovem

Integrando a programação acontece no dia 19, a partir das 9h, a 24ª edição do Curso Jurado Jovem Dr. Osmar Salis Brasil. O curso que já é uma tradicional atividade da Associação Nacional de Hereford e Braford será conduzido pelos Inspetores técnicos credenciados pela ABHB. Na ocasião os participantes aprenderam noções de apresentação dos animais em pista, critérios de seleção e avaliação de animais das raças HB durante julgamentos morfológicos e quais são os aspectos zootécnicos que um jurado deve buscar em um bovino de corte.


Imagens

ULTIMAS NOTÍCIAS

Missão

Ser o veículo de integração da comunidade, contribuindo para o seu desenvolvimento com informação precisa, responsável e imparcial.

+55 (53) 3242-1020 | R Ismael Soares 263 -
Centro | CEP: 96400-390 | BAGÉ | RS | BRASIL

jornalfolhadosul@jornalfolhadosul.com.br