BAGÉ WEATHER
Cavalo Crioulo

Bagé sedia Copa de Paleteada inédita

Foto: Maurício Vinhas Fotografia/Especial FS
Modalidades da raça Crioula foram destaque pelo Brasil

Mais um final em que as modalidades da raça Crioula foram destaque pelo Brasil. Além do?primeiro Passaporte Morfologia do Ciclo de 2022, realizado em Londrina/PR, outros eventos movimentaram diversas modalidades pelo paísl. A primeira edição da Copa de Paleteada Bagetti e a comemoração de 40 anos do Núcleo de Alegrete foram dois desses importantes eventos do Cavalo Crioulo no segundo final de semana de abril.

Em Bagé, aconteceu a primeira Copa de Paleteada, realizada pelo Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos , mas envolveu mais cidades da região, formando um circuito e fomentando ainda mais a modalidade. Criada e pensada durante a Expointer do ano passado, a Copa Bagetti reuniu cerca de 50 duplas que disputaram nas cidades de Lavras do Sul, Dom Pedrito, Santana do Livramento e a Final do Circuito realizada na cidade de Bagé.

Segundo o Presidente do Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos de Bagé, Fausto Bettanzo da Costa, iniciativas como essa "Fideliza as duplas, a prova e envolve os Núcleos da Região, o que é bom pra Raça e pra todo mundo, já que vale para classificar e para o ranking da ABCCC". Além disso, os vencedores receberam um caminhão de rações (150 sacos), além de 100% do valor das inscrições como forma de premiação.

Alegrete

Em Alegrete, no "baita chão", os crioulistas estiveram reunidos na festa que celebrou os 40 anos do Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos de Alegrete. Com Doma de Ouro, Exposição Morfológica e Paleteadas, dezenas de pessoas fizeram parte deste momento especial. Na Exposição Morfológica foram 37 animais confirmados e 32 incentivos, julgados por Cláudio Azevedo e Telmo Peixoto.

Jaguarão

Jaguarão foi palco de uma Credenciadora Aberta ao Freio de Ouro 2022, Freio do Proprietário e Freio Jovem. Julgados por Luciano Correia Passos, Mario dos Santos Suñe e Thiago Schilling de Avila, 22 conjuntos disputaram a sonhada credencial para a Classificatória.

Irmazita Cala Bassa, entre as fêmeas, alcançou o lugar mais alto do pódio, com a nota de 19,748. A égua foi conduzida pelo ginete Juan Pablo Gonzales, que também foi o ginete de Poral Santa Cruz, segunda colocada nesta credenciadora. Já entre os machos, o conjunto formado por Viragro Aspero e o ginete Felipe Delias formaram o primeiro lugar, com a nota de 18,208.

Caxias do Sul

Na Serra Gaúcha, em dois, dezenas de duplas, nas forças A e B, disputaram a II Copa de Paleteada dos Vinhedos, no Parque de Rodeios Vila Oliva, em Caxias do Sul. Os conjuntos foram julgados por Manoel de Macedo Pons Neto, Willian Perin e Aidro Vieira.

Dom Pedrito

Nos dias 9 e 10 de abril, 67 trios estiveram disputando a Campereada no Parque de Exposições Juventino Corrêa de Moura, sob o olhar atento do jurado Santiago Schiavo, em um evento realizado pelo Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos de Dom Pedrito. No sábado, Banqueta II do Rincão do Barreto, Bella Donna do Salton-TE e Caminera do Recanto, conduzidas, respectivamente, por Saul Montardo, Paulo Murilo Dias Lopes e Rafael Severo, realizaram a prova em 2:26`50", ficando com a primeira colocação. No domingo, o trio composto por Candieiro da Sotéia, Estourado Cala Basta e Pachamama Homenagem alcançando a primeira colocação. Os exemplares foram conduzidos por José Nei Severo, Alexandre Franco e Gabriel Bortolotto Peters, respectivamente.


 

Imagens

ULTIMAS NOTÍCIAS

Missão

Ser o veículo de integração da comunidade, contribuindo para o seu desenvolvimento com informação precisa, responsável e imparcial.

+55 (53) 3242-1020 | R Ismael Soares 263 -
Centro | CEP: 96400-390 | BAGÉ | RS | BRASIL

jornalfolhadosul@jornalfolhadosul.com.br