BAGÉ WEATHER
Grãos

Técnicos levantam dados e informações das culturas de inverno

Foto: Arquivo
Soja é uma das culturas que será objeto de pesquisa

Os trabalhos de pesquisa para o 3º Levantamento da Safra de Grãos 2021/22 já começaram no Rio Grande do Sul. Técnicos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) realizam nesta semana a coleta de dados, até o dia 26 de novembro, remotamente, com apoio da rede de informantes em todos os municípios produtores.

A Conab conta com aproximadamente 50 informantes em todas as mesorregiões do Estado, incluindo instituições tais como Emater, Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), cooperativas, escritórios de planejamento e também agentes financeiros. Neste levantamento, serão avaliadas as culturas de inverno e de 1ª safra. Os dados são coletados e consolidados de forma regionalizada em quatro roteiros, por meio de 175 questionários que representam as principais regiões produtoras gaúchas.

As culturas pesquisadas são trigo, aveia, cevada e canola (inverno) e soja, arroz e milho (1ª safra). Serão coletadas informações referentes ao percentual semeado e colhido, estádios das culturas, tipos de sementes, ciclo das cultivares, tecnologia empregada, calendário agrícola e qualidade das lavouras entre outras.

"Neste estudo devemos analisar os efeitos adversos do clima nas culturas", explica o superintendente regional substituto da Conab no Rio Grande do Sul, José Ramão Kuhn Bicca.

Além das informações sobre a produção de grãos, a Conab coletará também informações de crédito (investimento e custeio) e de comercialização das culturas.

Os resultados da safra de grãos do Rio Grande do Sul serão divulgados no dia 9 de dezembro, no portal da Conab, com o 3º Levantamento da Safra de Grãos 2021/2022 em todo o país.

 

Imagens

ULTIMAS NOTÍCIAS

Missão

Ser o veículo de integração da comunidade, contribuindo para o seu desenvolvimento com informação precisa, responsável e imparcial.

+55 (53) 3242-1020 | R Ismael Soares 263 -
Centro | CEP: 96400-390 | BAGÉ | RS | BRASIL

jornalfolhadosul@jornalfolhadosul.com.br