BAGÉ WEATHER
Fetag

Meio Rural enfrenta problemas de abastecimento de energia

Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/Especial FS
Falta de energia acarreta prejuízos aos produtores rurais


A Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag) segue em busca de soluções para os constantes problemas no abastecimento de energia elétrica na zona rural de diversos municípios do Estado. O vice-presidente, Eugênio Zanetti, e a secretária-geral, Jaciara Muller, representaram a entidade em reunião com a Secretaria de Energia Elétrica do Ministério de Minas e Energia, marcada pelo deputado federal Heitor Schuch (PSB) , que também esteve presente e fez questionamentos e apontamentos sobre a situação.

Durante a reunião, representantes dos sindicatos dos trabalhadores rurais apresentaram a situação vivida pelos agricultores e pecuaristas familiares no Estado. Houve relatos que, em 15 dias, ficaram 13 dias sem energia elétrica, o que acarretou prejuízos aos produtores rurais.

De acordo com informações da Fetag, os problemas com o abastecimento de energia elétrica têm sido constantes devido a falta de investimentos em infraestrutura por parte das concessionárias, fazendo com que o abastecimento apresente falhas ou que não chegue em quantidade suficiente para atender todas as demandas da agricultura e da pecuária familiar.

Zanetti disse que, alguns produtores estão tendo de adquirir geradores para garantir o abastecimento em suas propriedades, sendo que este não deveria ser papel dele, e sim das concessionárias, que são de fato as responsáveis. É preciso que elas cumpram sua obrigação e que os governos fiscalizem e exijam melhorias e investimentos".

Conforme o secretário de Energia Elétrica, Cristiano Vieira, os relatos foram importantes e mostraram que estão havendo falhas no serviço e garantiu que o Ministério fará os encaminhamentos necessários para identificar os problemas, qual é o volume de investimentos previstos para o Rio Grande do Sul e cobrar soluções das empresas responsáveis. Ele também afirmou ser inaceitável que localidades fiquem dias sem abastecimento de energia elétrica e que a situação será repassada para a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).


 

Imagens

ULTIMAS NOTÍCIAS

Missão

Ser o veículo de integração da comunidade, contribuindo para o seu desenvolvimento com informação precisa, responsável e imparcial.

+55 (53) 3242-1020 | R Ismael Soares 263 -
Centro | CEP: 96400-390 | BAGÉ | RS | BRASIL

jornalfolhadosul@jornalfolhadosul.com.br