BAGÉ WEATHER
Dados

Levantamento aponta propriedades atingidas pela estiagem

Foto: Felipe Dalla Valle/Especial FS
Produtores não colherão mais do que 11,1 milhões de toneladas de soja


A Emater/RS-Ascar divulgou a terceira edição do Boletim Evento Adverso - Efeito da Estiagem nas Principais Atividades Agrícolas do Rio Grande do Sul, com informações levantadas no período de 25 de janeiro a 4 de fevereiro nas unidades operativas da instituição, e a Segunda Estimativa da Safra de Verão 2021/2022.

De acordo com o Boletim Adverso, até o momento cerca de 257 mil propriedades foram atingidas pelos efeitos da estiagem. O último boletim, publicado em 24 de janeiro, apontava 253 mil propriedades afetadas.

O número de produtores atingidos no cultivo de milho ultrapassou os 98 mil, acréscimo de quase cinc mil com perdas na sua produção em relação ao último levantamento. Em soja, são cerca de 88 mil produtores com redução na produtividade. Ainda se enfatiza o elevado número de produtores de leite?-?33,1 mil?-?com dificuldades na produção. O boletim revelou uma queda de captação de 2,4 milhões de litros de leite por dia no Estado. Em torno de 17,3 mil famílias também têm dificuldades ao acesso à água.

Safra de Verão

A Segunda Estimativa da Safra de Verão 2021/2022 apontou uma redução de produção nas culturas em relação à projeção inicial e uma mensuração de perdas econômicas baseada no preço do produto divulgado em Cotações Agropecuárias em 10 de fevereiro.

Segundo o levantamento, na cultura do milho a produção deve ser de 2,7 milhões de toneladas, uma redução de 54,7% em relação à estimativa inicial (6,1 milhões de toneladas). O tombo no volume a ser colhido representa uma perda econômica calculada em R$ 5,2 bilhões.

Já a produção da soja ficou projetada em cerca de 11,1 milhões de toneladas, 43,8% a menos que o estimado inicialmente (19,9 milhões toneladas). A perda econômica fica em mais de R$ 27,8 bilhões.


 

ULTIMAS NOTÍCIAS

Missão

Ser o veículo de integração da comunidade, contribuindo para o seu desenvolvimento com informação precisa, responsável e imparcial.

+55 (53) 3242-1020 | R Ismael Soares 263 -
Centro | CEP: 96400-390 | BAGÉ | RS | BRASIL

jornalfolhadosul@jornalfolhadosul.com.br