BAGÉ WEATHER
Agricultura

Irrigação de pastagens é tema de seminário

Foto: Rodrigo Paniago/Especial FS
Sistemas de irrigação e análise de viabilidade e manejo foram abordados

Cerca de 400 pessoas assistiram, ontem, de forma virtual, ao "Seminário Irrigação em Pastagens", promovido pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural e pela Emater/RS-Ascar. O coordenador das Câmaras Setoriais e Temáticas da pasta, Paulo Lipp João, falou sobre o Programa "Mais Água, Mais Renda" da secretaria, que, desde 2019, implantou mais 13 mil hectares com irrigação no Estado. "O programa duplicou a área irrigada no Rio Grande do Sul. Hoje são 220 mil hectares", disse e acrescentou que é preciso ampliar mais.

O primeiro palestrante foi o extensionista rural e engenheiro agrônomo da Emater de Alecrim, Carlos Olavo Neutzling, que falou sobre "Aspectos que envolvem a decisão de irrigar".

O outro palestrante foi o também extensionista rural e engenheiro agrônomo da Emater de Santa Rosa, Claudemir Gilberto Ames, que abordou "Sistemas de irrigação, custos, análise de viabilidade e manejo". Ele falou sobre os?diferentes sistemas de irrigação utilizados pelos agricultores (gotejamento, microaspersão, carretel autopropelido, pivô central e aspersão convencional) e destacou a aspersão convencional, o sistema mais utilizado. "De dois mil projetos, 1 200 são de aspersão convencional, sendo cerca de mil em pastagens, devido à importância da atividade leiteira na região, uma das maiores geradoras de renda e presente na maioria das propriedades familiares", afirmou.

 

Imagens

ULTIMAS NOTÍCIAS

Missão

Ser o veículo de integração da comunidade, contribuindo para o seu desenvolvimento com informação precisa, responsável e imparcial..

+55 (53) 3242-1020 | R Ismael Soares 263 -
Centro | CEP: 96400-390 | BAGÉ | RS | BRASIL

jornalfolhadosul@jornalfolhadosul.com.br