BAGÉ WEATHER
Levantamento

Emater divulga dados sobre as culturas de verão

Foto: Cristina Medeiros Colares/Especial FS
Geada na região dificultou alguns cultivos de campo

Com o encerramento da colheita da soja, produtores já planejam a próxima safra adotando práticas como a coleta de amostras de solo, aplicação de calcário nas áreas com necessidade apontada pelo relatório da análise do solo e o plantio de culturas de cobertura. As informações contam no levantamento realizado pela Emater/Ascar a respeito das culturas de verão no Estado.

As chuvas no período atrasaram a colheita do milho, que chegou a 92% dos cultivos no Estado, sendo que os outros 8% restantes estão em fase de maturação para ser colhidos.

No período de entressafra, produtores de arroz que dispõem de produto armazenado aguardam mudanças no mercado para novas comercializações, a partir da tendência de valorização dos preços com a retomada das exportações.

Olericultura

Nos últimos dias, ocorreram temperaturas baixas, próximas a zero grau na região de Bagé. Em alguns locais, houve formação de geadas mais intensas que as das semanas anteriores, danificando alguns cultivos de campo, como folhosas. Por outro lado, o retorno de chuvas mais expressivas na região da Campanha proporcionou a recuperação da umidade nos solos, situação que limitou cultivos em abril e maio.

Pastagens

As chuvas aumentaram os níveis de umidade no solo e, associadas às temperaturas amenas, têm sido favoráveis para o desenvolvimento das pastagens cultivadas, melhorando a taxa de crescimento das pastagens de inverno e, por consequência, ampliando lentamente a oferta de volumosos.

Os produtores introduzem os animais à medida que as culturas atingem o ponto de pastoreio. Após saída dos animais, o rebrote tem sido rápido e intenso. Segue a realização da adubação nitrogenada em cobertura.

De acordo com a Emater, em virtude da ocorrência de mais noites frias e de geadas, as pastagens de verão e os campos nativos encontram-se em repouso, com praticamente nenhuma oferta.

 

Imagens

ULTIMAS NOTÍCIAS

Missão

Ser o veículo de integração da comunidade, contribuindo para o seu desenvolvimento com informação precisa, responsável e imparcial..

+55 (53) 3242-1020 | R Ismael Soares 263 -
Centro | CEP: 96400-390 | BAGÉ | RS | BRASIL

jornalfolhadosul@jornalfolhadosul.com.br