Nova Cartografia da Revolução Federalista (1891 – 1896): Rede de Relações, Fronteira e Territorialização, é o livro de Gustavo Figueira Andrade que será lançado neste sábado, às 18h, na Leb Livraria e Cafeteria. A obra, publicada pela editora Schreiben, reconstrói a cartografia da sociedade, da economia e do poder no Rio Grande do Sul durante o conflito da Revolução Federalista no final do século 19.
O autor, que é natural de Bagé e professor de História no Colégio Marista Santa Maria, retraça com cuidado e pormenor as jogadas das peças políticas e militares do conflito, apresentando uma nova cronologia para pensar a Revolução Federalista: demonstra que começou em 1891 e teve uma duração até 1896, período marcado por intensa participação do grupo familiar Silva Tavares, cujas correspondências pertencentes ao acervo da família foram consultadas para a obra.
O livro é uma versão da tese de doutorado de Andrade, defendida no Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal de Santa Maria. Vale mencionar que o autor também é professor da Especialização em História Regional – La Frontera como Región Historica, no Centro de Documentação Histórica del Río de la Plata y Brasil, Dr. Walter Rela – Rivera, Uruguai.
A obra é uma contribuição importante para a compreensão da Revolução Federalista e sua relação com a territorialização da fronteira sul do país. O lançamento será realizado neste sábado, como já citado, na Leb Livraria e Cafeteria, e o livro estará disponível para venda no local.