O inicio da tarde de ontem foi marcado por manifestações em frente a Câmara de Vereadores. Tudo porque a outorga do Título de Cidadã Bageense que foi entregue para a policial civil e presidente do Núcleo Bageense de Proteção Animal, Patricia Coradini aconteceu na frente do prédio do Legislativo. porque a vereadora proponente da homenagem Beatriz Souza (PSB) não conseguiu nove assinaturas dos colegas conforme consta no Regimento Interno da Câmara para a realização da cerimônia no plenário.
Em um dos dias mais gelados na Rainha da Fronteira, a sessão começou por volta das 13h em uma palanque montado em frente a principal porta de acesso ao Legislativo.
Apoiadores da causa animal foram prestigiar o evento, assim como criadores e apoiadores das corridas de galgos que foram protestar. O evento foi marcado por palavras de ordem por ambos os lados e houve alguns momentos em que os ânimos acirraram.
O grupo que levou os galgos empunhava cartazes e a bandeira do Brasil. Do outro lado, balões das cores verde, rosa e branco. Entre os presentes, o ex-prefeito de Porto Alegre, e defensor da causa animal, José Fortunati, o deputado estadual, Luiz Fernando Mainardi (PT)
A sessão foi coordenada pela vereadora Beatriz. que disse se sentir honrada em conceder a homenagem a Patrícia que é defensora da causa animal. Enquanto lia o currículo da homenageada, os apoiadores dos galgos protestavam e Beatriz respondeu ” Que bom gente que existe democracia e vocês podem se manifestar”.
Na ocasião, Beatriz enalteceu o trabalho de Patrícia ao afirmar que ela salvou vidas humanas e de animais. “Essa mulher pequena e extraordinária”, pontuou.
Ao subir no palco montado na frente da Câmara, as primeira palavras de Patrícia foram, “me sinto melhor aqui fora”. E agradeceu a presença dos políticos, de delegados, policiais e defensores da causa animal. E citou que se os defensores dos galgos estavam lá e podiam utilizar o espaço é porque hoje ainda se usufrui do estado democrático de direito.
Há 18 anos em Bagé, ela que é natural de São Gabriel falou do trabalho a frente do Núcleo Bageense de Proteção aos animais e a atuação dos voluntários nessa causa.