Guarany joga o Gauchão em busca do Tricampeonato

 

Neste final de semana começa mais um Campeonato Gaúcho, que contará com times de grande expressão e também terá o retorno do Internacional de Santa Maria após 14 anos. E, claro, Bagé, pelo terceiro ano consecutivo, terá a presença do Guarany.

 

Quando o Gauchão começa, o torcedor alvirrubro sonha que o time da Rainha da Fronteira primeiro permaneça na elite e depois para que o clube chegue à fase final da competição e busque o tão sonhado tricampeonato. Acontece que o Guarany é o único clube do interior do Estado que conquistou o Campeonato Gaúcho em duas oportunidades: 1920 e 1938.

 

Para que isso aconteça, a diretoria do Guarany, capitaneada pelo seu presidente Heráclito Tato Moreira, juntamente com os responsáveis pelo departamento de futebol, montou uma equipe para disputar o certame. No elenco, há jogadores bastante identificados com o clube e com o torcedor, como o meio-campista David Cunha e o atacante Welder, que fará sua estreia pelo Guarany na primeira divisão. O atleta já defendeu o clube em outras competições. No banco de reservas, foi mantido o treinador William Campos e todos os integrantes da comissão técnica.

 

O clube, que iniciou a pré-temporada em dezembro, realizou alguns jogos-treino que serviram para que o treinador William Campos pudesse colocar em prática o que vem sendo trabalhado com os jogadores durante os treinamentos.

 

Nesta semana, o time realizou treinamentos como parte do planejamento da comissão técnica visando à partida contra o Monsoon. A atividade teve como principal objetivo a adaptação dos atletas ao horário do jogo, marcado para as 19h deste sábado, reproduzindo as condições que a equipe encontrará no dia da estreia.

 

O trabalho foi desenvolvido de forma normal e intensa, com atenção aos ajustes finais, movimentações táticas e manutenção do ritmo de jogo, além do foco na concentração do grupo para o compromisso válido pela competição. A comissão técnica aproveitou o treino noturno para observar o comportamento da equipe dentro da proposta definida para a partida.

 

Para o colunista e narrador da rádio Web Visão Geral, Edgar Muza, que há 64 anos narra os jogos da dupla Ba-Guá, a expectativa é muito grande em relação ao Guarany. Ele espera que o clube faça uma boa campanha, como vem realizando nos anos anteriores. Mas, segundo Muza, se o time conseguir uma vitória nesse jogo em casa contra o Monsoon, acredita que poderá, sim, conquistar uma classificação. No entanto, o grande problema, em seu ponto de vista, continua sendo o fator casa, pois se nota o nervosismo dos torcedores, o que gera muita pressão sobre os jogadores. Ainda assim, ele espera que o time faça um bom campeonato.

 

O jogo começa às 19h, no estádio Antônio Magalhães Rossell, e terá arbitragem de Rafael Klein, que integra o quadro da Fifa, auxiliado por Rodrigo Dhamer e Luciano Luis de Mello. Os portões serão abertos às 18h, e as rádios Clube e Web Visão Geral transmitirão a partida.

 

A primeira rodada ainda terá, neste sábado, Juventude x Ypiranga e Avenida x Grêmio. No domingo, jogam São Luiz x Caxias, Internacional x Novo Hamburgo e São José x Inter-SM.