O Canal Curta! anunciou os participantes do “Festival & Prêmio Curta! Documentários – 10 Anos!” O filme “Grupo de Bagé” está entre as obras finalistas. O filme, que conta a história dos artistas da Rainha da Fronteira, foi disponibilizado gratuitamente durante o festival e concorre à premiação.
Para assistir e votar basta fazer o cadastro em https://festival.canalcurta.tv.br/.A votação popular se dará com os conteúdos organizados em cinco eixos temáticos: Música, Artes, Cinema, Pensamento e Sociedade. E o filme “Grupo de Bagé” concorre na categoria Artes.
É possível assistir a produção até o dia 31 de outubro. O Grupo de Bagé, vale lembrar, era formado pelos artistas Glauco Rodrigues, Danúbio Gonçalves, Glênio Bianchetti e Carlos Scliar.
O roteiro de “Grupo de Bagé” é de Gladimirr Aguzzi e Zeca Brito.
Ficha técnica
Produção: Frederico Ruas, Letícia Friedrich, Lourenço Sant´Anna e Zeca Brito
Roteiro: Gladimir Aguzzi, Zeca Brito
Edição: Frederico Ruas, Jardel Machado Hermes
Som Direto: Letícia Friedrich, Maria Elisa Dantas
Empresa(s) produtora(s): Anti Filmes; Boulevard Filmes
Câmera: Pablo Escajedo
Produção Executiva: Letícia Friedrich
Pesquisa: Zeca Brito
Direção de Fotografia: Pablo Escajedo
Mixagem: Tiago Bello
Câmera Adicional: Bruno Polidoro, Eduardo Bertier
Sinopse
O Grupo de Bagé foi um movimento artístico surgido no Rio Grande do Sul dos anos 40, protagonizado pelos pintores e gravadores Glênio Bianchetti, Glauco Rodrigues, Carlos Scliar e Danúbio Gonçalves. Ligados ao Taller de Gráfica Popular do México e ao Partido Comunista, fizeram da gravura uma maneira de popularizar a arte, com temáticas realistas e de denúncia social. O documentário revela a apropriação destes artistas pelo sistema das artes brasileiras, do pampa gaúcho aos palácios de Brasília.