BAGÉ WEATHER
Honorífico

Time recebe título de campeão de 1918

Foto: Divulgação/FGF
Troféu em homenagem aos clubes

O presidente da Federação Gaúcha de Futebol - FGF, Luciano Hocsman, entregou o troféu do título honorífico do Gauchão de 1918 à diretoria do Esporte Clube 14 de Julho. A entrega aos representantes do clube foi realizada em encontro na sede da Federação, na tarde da última segunda-feira (11).

Como parte das celebrações do aniversário de 120 anos em 2022, o 14 de Julho irá realizar um evento em Santana do Livramento para comemorar o recebimento do troféu, com jogos da escola de futebol e a presença de ex-atletas do clube.

O Cruzeiro e o Brasil de Pelotas também receberam a homenagem. Isso porque, em 1918, seria realizado o primeiro Campeonato Gaúcho. Os três clubes disputariam um triangular final depois de saírem vencedores de suas respectivas fases regionalizadas. No entanto, uma epidemia de gripe espanhola atingiu o Estado do Rio Grande do Sul e levou ao cancelamento da competição antes de seu início.

A decisão de conferir essa homenagem aos clubes se deu após reunião da diretoria da FGF, que deliberou a respeito de um pedido feito pelos clubes.

O troféu traz o desenho do escudo da entidade à época, quando ainda se chamava Federação Rio-Grandense de Desportos. Em 1919, depois do fim da epidemia, foi possível realizar a primeira edição do Campeonato Gaúcho, que acabou conquistada pelo Brasil-Pel.


ULTIMAS NOTÍCIAS

Missão

Ser o veículo de integração da comunidade, contribuindo para o seu desenvolvimento com informação precisa, responsável e imparcial.

+55 (53) 3242-1020 | R Ismael Soares 263 -
Centro | CEP: 96400-390 | BAGÉ | RS | BRASIL

jornalfolhadosul@jornalfolhadosul.com.br