BAGÉ WEATHER
Futebol

Tudo pronto para a bola rolar na Divisão de Acesso 2021

Foto: Reprodução/Facebook
Torneio terá os mesmos grupos do ano passado

Finalmente a bola voltará a rolar pelos gramados do interior do Rio Grande do Sul em partidas de futebol oficiais. Neste final de semana começa a Divisão de Acesso, ou série A2 do Campeonato Gaúcho. Bagé e Guarany estreiam neste domingo, dando início ao sonho da volta a primeira divisão gaúcha. O certame também marca a volta do Clássico Ba-Gua.

Os 16 clubes participantes estão divididos em dois grupos com oito equipes em cada. A primeira fase será disputada em turno e returno, classificando-se os quatro melhores para as quartas de final. A partir dessa etapa, os jogos serão no sistema mata-mata em ida e volta, prosseguindo assim na semifinal e na final.

O campeão e o vice-campeão estarão classificados para o Gauchão Série A 2022. Os piores colocados de cada grupo da fase inicial serão rebaixados para o Gauchão Série B - Segunda Divisão ou Terceirona, como se costuma utilizar nas páginas do jornal Folha do Sul.

Esse é um dos momentos mais aguardados pelo futebol do interior. Em 2020, a Divisão de Acesso chegou a iniciar, porém, com apenas três rodadas disputadas o torneio teve que ser interrompido após o início da pandemia de coronavírus no Rio Grande do Sul. Assim, nenhum dos clubes que estava participando na época foi rebaixado ou subiu de divisão. Por isso, a Federação Gaúcha de Futebol (FGF) optou por manter os mesmos grupos do ano passado.

Sendo assim, Bagé e Guarany estão no mesmo grupo da competição, o grupo B, tendo como adversários na primeira fase Lajeadense, Avenida, Guarani-VA, Inter-SM, São Gabriel e São Paulo-RG.

A dupla Ba-Gua fará a sua estreia neste domingo, ambos a partir das 15h. O Bagé vai até Lajeado enfrentar o Lajeadense na Arena Alviazul. Já o Guarany joga em casa contra o Guarani-VA.

Para o jogo do Bagé o árbitro da partida será Marcus Vinícius Gonçalves dos Santos. Ele será auxiliado por Diego Luis Rosa da Rosa e Luciano Luís de Mello. O quarto árbitro será Geisson Garcia da Silva. Na partida do Guarany o árbitro será Tiago Lemos Clasen, auxiliado por Rodrigo Barcelos Guilherme e Ilson dos Santos Ramires. O quarto árbitro será Itatiã da Silva Nunes.

Mas o campeonato começa de verdade no sábado, quando haverá a primeira partida. Igrejinha e Brasil de Farroupilha se enfrentam a partir das 11h no estádio Alberto Carlos Schwingel, em Igrejinha.

Preparação

No último domingo, o jalde-negro foi até a Terra dos Marechais para enfrentar o São Gabriel no Estádio Sílvio Corrêa. O Bagé venceu o amistoso por 1 a 0 com gol de falta marcado por Cris Magno. Este foi o último amistoso jalde-negro, encerrando a pré-temporada com duas vitórias (por 1 a 0 contra a sub-20 do Grêmio e este último jogo contra o São Gabriel) e um empate por 1 a 1 também contra o São Gabriel, dessa vez no Estádio Pedra Moura.

Já o Guarany empatou no último amistoso da pré-temporada. Em Cachoeirinha, na Arena Dirceu de Castro, o alvirrubro ficou no 1 a 1 contra o Cruzeiro. O gol do Guarany foi marcado por Diego Torres, enquanto o gol do Cruzeiro foi marcado por Marquinhos Bala. Antes disso, o Guarany vinha de um empate em 1 a 1 contra o Brasil de Pelotas e uma vitória por 3 a 0 diante do Rio Grande.

Chegada

Nas vésperas da estreia o jalde-negro ainda trouxe mais reforços. O meia-atacante Ramon dos Reis é mais um reforço confirmado para a temporada 2021. Atleta revelado pelo Juventude de Caxias do Sul, é o clássico camisa 10 e tem como principais qualidades a visão de jogo, boa bola parada e finalização. O jogador tem passagem por clubes como Pelotas, Guarani de Venâncio Aires, Novo Hamburgo, La Granja e Serena da Espanha. Na temporada 2021 defendeu o Sapucaiense, participando de 10 jogos e marcando quatro gols.

Além dele, outros nomes foram confirmados, como o volante Índio, o zagueiro Ílson, o centroavante Vítor Baiano, o meia-atacante Jean, o volante e lateral Cláudio, o meia-atacante Caio e o atacante Erick.

Expectativa

Do Norte a o Sul, de Leste e Oeste, passeando pela Serra até a Campanha. A Divisão de Acesso 2021 preenche praticamente todo o mapa do Rio Grande do Sul. Somando as populações de cada cidade, pelo menos 1,5 milhão de pessoas poderão ser impactadas pela competição. Bagé é o único município com dois representantes, os rivais Bagé e Guarany.

"Essa diversidade de clubes, cidades e regiões, com certeza, será um diferencial desta edição. É um exemplo da força do futebol gaúcho em todos os cantos do Estado", explicou o presidente da FGF, Luciano Hocsman.

 

Imagens

ULTIMAS NOTÍCIAS

Missão

Ser o veículo de integração da comunidade, contribuindo para o seu desenvolvimento com informação precisa, responsável e imparcial..

+55 (53) 3242-1020 | R Ismael Soares 263 -
Centro | CEP: 96400-390 | BAGÉ | RS | BRASIL

jornalfolhadosul@jornalfolhadosul.com.br