BAGÉ WEATHER
Reivindicação

Plano Nacional do Desporto é enviado ao Congresso

Foto: Arquivo/Governo do RS
Documento atende a um pedido antigo da comunidade esportiva

Uma antiga reivindicação da comunidade esportiva foi atendida nesta semana. O governo federal enviou para o congresso o projeto de lei que cria o Plano Nacional do Desporto. Esse projeto é fruto do trabalho da Subcomissão Especial do Plano Nacional do Desporto, criada em 31 de março de 2015, por requerimento de autoria do deputado federal Danrlei de Deus Hinterholz, atual secretário do Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul.

Além de criar e coordenar os trabalhos da Subcomissão Especial do Plano Nacional do Desporto, foi Danrlei, na época como deputado, que enviou através do requerimento nº 206/2017, a indicação de sugestão de proposta do Plano Nacional do Desporto ao Ministério do Esporte, após mais de dois anos de trabalho. Nesse período foram realizadas nove reuniões ordinárias, três audiências públicas, cinco mesas-redondas e três seminário, além de duas visitas técnicas, nas quais os parlamentares puderam conhecer um pouco mais dos sistemas esportivos de diversos países.

Esse trabalho à frente da Subcomissão Especial do Plano Nacional do Desporto, como deputado federal, foi a inspiração para que o secretário Danrlei pudesse implementar no Rio Grande do Sul o Plano Estadual do Esporte. "Quando assumi a secretaria trouxe como prioridade a construção do Plano Estadual do Esporte, para que o Rio Grande do Sul fosse precursor e protagonista na valorização do Esporte. Aproveitei o aprendizado e conhecimento do trabalho no Plano Nacional do Desporto e somamos a isso as sugestões vindas de todos os cantos do Rio Grande para entregar um projeto que vai deixar um legado pelos próximos dez anos" ressalta o Danrlei.

O Plano Estadual do Esporte e Lazer foi concretizado após a realização de dez conferências regionais, validação do Conselho Estadual do Esporte e um amplo debate com toda comunidade esportiva gaúcha. Aprovada de forma unânime na Assembleia Legislativa, a Lei nº 15.754 foi sancionada em 07 de dezembro de 2021 pelo governador Eduardo Leite e coloca o Rio Grande do Sul na vanguarda da valorização do esporte.


ULTIMAS NOTÍCIAS

Missão

Ser o veículo de integração da comunidade, contribuindo para o seu desenvolvimento com informação precisa, responsável e imparcial.

+55 (53) 3242-1020 | R Ismael Soares 263 -
Centro | CEP: 96400-390 | BAGÉ | RS | BRASIL

jornalfolhadosul@jornalfolhadosul.com.br