BAGÉ WEATHER
Variedades

Temperos para cultivar no apartamento

Foto: Reprodução FS

Um espaço pequeno nem sempre é empecilho para cultivar. Confira alguns temperinhos e dicas para plantá-los e cultivá-los!

Hortelã

Diferente de outras ervas para chá, que devem ser plantadas sozinhas, a hortelã pode ser cultivada em jardineiras, junto de outros temperos. Não requer incidência direta do sol - apenas luminosidade basta para que cresça saudável. Ou seja, é perfeita para este período de outono/inverno. As regas devem ser diárias e fartas, mas não a ponto de encharcar a terra.

A dica para que cresçam saudáveis é sempre se livrar das folhas secas. Isso porque elas podem sufocar as mais novas e prejudicar o desenvolvimento. Vale destacar que a primeira colheita deve ser feita antes da floração. Basta selecionar os galhos mais altos e verdes.

Alecrim

Deve ser plantado em recipientes de no mínimo 20 centímetros de diâmetro e 30 centímetros de altura. Precisam de iluminação direta e abundante. Vale destacar que o alecrim não precisa de muita água. Inclusive, deixar a terra encharcada costuma ser fatal. A orientação é regar, no máximo, duas vezes por semana.

A primeira colheita já pode ser feita 10 dias após o plantio por muda ou a partir de 90 dias depois do plantio por semente. A dica é sempre cortar apenas as pontas dos ramos.

Salsa

A dica é utilizar vasos com altura mínima de 30 centímetros. A salsa, é importante destacar, precisa de pelo menos cinco horas diárias de exposição ao sol. Já a rega deve ser feita somente quando a terra estiver seca.

Os talos podem ser colhidos quase inteiros de 60 a 90 dias após o plantio das sementes. A dica é deixar pelo menos um centímetro dos talos para que eles voltem a crescer.

Cebolinha

Vasos coletivos são boas opções para plantar cebolinha: ela necessita de pouco espaço para crescer, mas o solo, em contrapartida, tem de ser bem rico. Compostos orgânicos, como húmus, é uma boa opção.

Adaptável aos diferentes climas, ela dispensa a incidência direta de sol, mas precisa de ambientes bem iluminados e deve ser aguada diariamente.

As hastes externas da cebolinha, que são as mais antigas, retiradas pela base, podem ser colhidas após 75 dias do plantio por sementes.

Manjericão

Para o manjericão, a dica é optar pelos vasos individuais. Se a escolha for uma jardineira, as mudas devem ser "instaladas" de forma mais espaçada, com pelo menos 30 centímetros de distância entre elas. A dica é deixá-las ao lado do orégano, pois ele ajuda a afastar pragas.

A erva precisa receber pelo menos quatro horas diárias de exposição ao sol para que fique sempre verdinha, com sabor e aroma acentuados. Ela também requer rega todos os dias.

Apenas após dois meses do plantio por sementes que se pode fazer a primeira colheita, que, após, devem ser frequentes. Para cortá-la, a dica é escolher os galhos com as maiores folhas. A fonte das informações é a editora Abril.


Imagens

ULTIMAS NOTÍCIAS

Missão

Ser o veículo de integração da comunidade, contribuindo para o seu desenvolvimento com informação precisa, responsável e imparcial..

+55 (53) 3242-1020 | R Ismael Soares 263 -
Centro | CEP: 96400-390 | BAGÉ | RS | BRASIL

jornalfolhadosul@jornalfolhadosul.com.br