BAGÉ WEATHER
Social

Porto Alegre cultural: o Belo como alimento

Foto: Divulgação
No topo do pódio: Augusto Corrêa Vernieri

Chego a Bagé em estado de graça após um finde magnânimo na capital dos gaúchos. Pensem bater perna. Pensem alimentar a alma com o que de melhor Porto tem a oferecer - mesmo caindo água. Começando pela Feira do Livro. Minha gente, que sucesso! Sob o tema "Para ler um mundo novo", a Feira saiu do modo "virtual" e retornou à Praça da Alfândega na máxima potência, levando-nos a pensar sobre como livros, palavras e histórias são sempre capazes de salvar vidas. Em um ano de tantas partidas, é lindo observar como a Literatura impulsiona na direção da esperança e do novo que, como diria Elis, "sempre vem". Saí da Feira e fui direto ver um dos meus grandes amores, ali pertinho, no Museu de Arte do Rio Grande do Sul. Falo em "A Dama de Branco", uma das mais conhecidas e queridas obras do acervo, pintada por Arthur da Costa na "bélle époque" carioca. Após flertar por mais de meia hora com minha musa, parti pelo museu admirando todos os quadros já estudados contando suas histórias no perfil @marcospintos do Instagram - os seguidores foram "à loucura". Após o MARGS, imergi no Centro Histórico de Porto Alegre fotografando e postando cada detalhe deste que é um dos locais mais emblemáticos da cultura sulina. Amigos, por hoje preciso deter a narrativa, pois tenho muito mais para contar sobre minha visita à Casa de Cultura Mário Quintana, Museu da Comunicação, prédios, praças, livrarias, mas, sobretudo, acerca da experiência mística vivenciada na Igreja das Dores e Catedral Metropolitana. De arrepiar...

Nosso campeão

Com a tradição automobilística Vernieri no sangue, Augusto Corrêa Vernieri deu show na pista do Campeonato Gaúcho de Kart, em Venâncio Aires, trazendo para Bagé o primeiríssimo lugar. Com dez anos - começou a correr com três - o filho de Liliana Corrêa e Mauro Vernieri impressiona pela forma audaz com que pilota. Agora, o nosso campeão prepara-se para correr o Campeonato Brasileiro de Kart de onde, seguramente, trará ainda mais orgulho à terra mãe. Voa Augusto!

Com chave de ouro

Os maiores nomes da Endoscopia europeia, norte-americana, asiática e sul-americana estiveram reunidos em torno do Simpósio Interamericano de Endoscopia Digestiva há pouco mais de uma semana. O evento ocorreu no modo online sob a chancela da prata da casa, bageense Carlos Eduardo Oliveira dos Santos. Após cinco anos no papel de diretor científico da Sociedade Interamericana de Endoscopia Digestiva, Duda despediu-se da função levando na bagagem a organização de três grandes congressos interamericanos e coroando sua história ao reunir nada menos que três mil e duzentos profissionais, de todas as partes do globo, em seu último compromisso no papel de diretor científico. Duda realmente é daqueles conterrâneos que mostram o quanto Bagé é capaz de produzir profissionais de altíssimo gabarito.

 

Imagens

ULTIMAS NOTÍCIAS

Missão

Ser o veículo de integração da comunidade, contribuindo para o seu desenvolvimento com informação precisa, responsável e imparcial.

+55 (53) 3242-1020 | R Ismael Soares 263 -
Centro | CEP: 96400-390 | BAGÉ | RS | BRASIL

jornalfolhadosul@jornalfolhadosul.com.br