BAGÉ WEATHER
Jardim

Saiba como cultivar amoras em vasos

Foto: Reprodução/FS

As amoras são facilmente encontradas em jardins, calçadas e praças, mas também podem ser cultivadas em vasos. O plantio é fácil e rápido, desde que o passo a passo seja respeitado.

Mas, afinal, o que é necessário? O vaso, para começar, precisa ser médio ou grande. No mínimo, deve ter 40 centímetros de diâmetro. Além disso, são importantes materiais para drenagem, como argila expandida e manta drenante. A terra deve estar adubada, de preferência com húmus e fosfato. E importante: a muda ou estaca de amora devem ter de 20 a 30 centímetros de comprimento.


É hora de plantar

Algumas checagens devem ser feitas antes de começar o plantio. É preciso, por exemplo, verificar se o vaso tem furos para que a drenagem da água durante a irrigação ocorra sem problemas. Caso não, será necessário fazer furos de dois centímetros de diâmetro. 

Depois, é o momento de adicionar uma camada de cinco centímetros de argila. E, em seguida, cobrir a argila com a manta drenante. Daí é só acrescentar a terra adubada até três centímetros da borda do vaso. 

Se a opção for o plantio por estacas, é necessário raspar a parte inferior antes. Se a escolha foi a muda, daí basta colocá-la no centro do vaso e adicionar mais terra. E atenção: nunca se deve ultrapassar a região entre o tronco e a raiz da planta. Para finalizar, basta compactar a terra com as mãos. 


Cuidados básicos

Não é preciso muito para cultivar a amora: isso porque a planta depende somente da irrigação diária e da poda durante o inverno, período em que seu desenvolvimento se torna lento - as partes cortadas vão demorar mais a crescer.

Mas, em condições favoráveis, a amoreira poderá frutificar um ano e meio após o plantio. E os frutos gerados apresentarão, quando maduros, uma coloração vermelho escuro ou preta. 



Imagens

ULTIMAS NOTÍCIAS

Missão

Ser o veículo de integração da comunidade, contribuindo para o seu desenvolvimento com informação precisa, responsável e imparcial.

+55 (53) 3242-1020 | R Ismael Soares 263 -
Centro | CEP: 96400-390 | BAGÉ | RS | BRASIL

jornalfolhadosul@jornalfolhadosul.com.br