BAGÉ WEATHER
Streaming

Os melhores momentos da série Obi-Wan Kenobi

Foto: Reprodução FS

A série Obi-Wan Kenobi, disponível na Disney +, chegou ao fim na quarta-feira com o sexto episódio lançado (não está confirmada nem descartada uma nova temporada). A produção divide a opinião dos fãs de Star Wars, mas fato é que mais de uma dezena de cenas emocionaram ou empolgaram até os mais "chatos". A reportagem listou alguns de seus momentos preferidos da obra. Vale o alerta: o texto tem muitos spoilers.


Leia e a substituta

Uma das cenas mais divertidas e nostálgicas ocorre logo no começo da série, quando a pequena princesa Leia Organa está sendo preparada para uma recepção. A menina, de apenas 10 anos, fez uma de suas acompanhantes ser vestida no lugar dela, enquanto a criança resolve explorar um pouquinho os terrenos além do palácio. A cena claramente remete a mãe de Leia, Padmé, que costumava recorrer a sósias não necessariamente por uma travessura infantil, e sim como proteção, mas não há como não fazer tal paralelo.


Filha não, neta

Ben Kenobi resgata Leia e eles precisam escapar. Ben pede que Leia diga, caso perguntem, que ela é filha dele. Num momento simples, mas divertido, Leia responde - provocando - que ela está mais para neta dele. Tudo porque considera o Ben como um velho. De fato, nessa fase da série, Obi-Wan está bem fora de forma, ainda "desconectado" com a Força.


Ben e a Força

Obi-Wan precisa recorrer a Força para garantir a segurança de Leia, que, nesta altura da série, ainda não acredita que o "velho" Ben é um jedi. A menina cai e ele acaba amortecendo a queda da princesa usando a Força, numa clara demonstração que o mestre está apenas "adormecido".


Leia e Ben

A reportagem admite: as interações entre Leia e Obi-Wan são os momentos mais incríveis da série (é opinião e está tudo bem discordar - há quem prefira naves e sabres de luz). Uma das cenas mais emocionantes é quando Leia e Ben pegam uma carona e acabam sendo transportados junto a Stormtroopers. Conversa vai, conversa vem, ele acaba chamando a menina de Leia, mesmo já tendo apresentado a criança para a turma do Império com outro nome. Ele justifica que frequentemente chama a "filha" pelo nome da esposa morta, porque quando olha para ela, é a mãe da menina que está ali. Mesmo sendo uma invenção, fica claro que o sentimento é real. Ben realmente vê Padmé em Leia. E a menina percebe essa verdade.


Leia e Ben de novo

A menina chega a perguntar para Ben se ele é de fato o pai dela. Isso porque fica claro para Leia e para os telespectadores que Ben amava a mãe da princesa (não de forma romântica), tal qual tem um carinho absurdo pela menina. Obi-Wan, inclusive, responde que infelizmente não é o pai dela. No último episódio da série, Obi-Wan, ao se despedir da pequena princesa, descreve para ela as características que a menina herdou da mãe e também do pai (sim, ele realmente amava os dois). Ela fica bastante satisfeita e orgulhosa em saber, e afirma que não precisa nada além daquelas informações. Com um olhar, ela mostra para Ben que já tem seus amados pais ao lado.


A morte de Tala

Tala Durith foi uma grata surpresa na série: a história dela é contada brevemente, mas sua postura, suas falas convictas e sua disposição em ajudar fazem com que seja bem dolorosa sua morte, ainda que ela não seja em vão - e a cena é bem bonita. Tanto que fica claro que Tala se tornou uma inspiração para Leia e muito do que a princesa se tornou na juventude e como adulta, no fim, foi devido ao fato de ter conhecido a rebelde Tala.


Vader e a nave

Não há como não se arrepiar ao ouvir a respiração de Darth Vader. O vilão tem presença e seu retorno na série Obi-Wan tem vários momentos marcantes. Para não encher esta página deles, destaque para uma cena que é a mais pura demonstração de poder. Obi-Wan estrategicamente usa uma nave para enganar Vader e fugir com os rebeldes. Quando a nave está partindo, o vilão usa a Força para impedir, enquanto isso, os rebeldes partem em outra. A cena é incrível porque deixa claro que, enquanto Vader está em seu auge, e pouco se esforça para parar a nave no ar e fazer ela retornar, Obi-Wan, apesar de não tão forte naquele momento, tem na capacidade de pensar estrategicamente seu maior trunfo.


A luta final 

Vader e Obi-Wan: padawan e mestre. Eles se encontram novamente para o confronto final. A sequência é belíssima e tem uma carga dramática palpável. E tem de tudo: demonstração da Força com pedras, soterramento, lembranças felizes como combustível para continuar, habilidade com os sabres de luz e um diálogo condizente com estes que são considerados por muitos como os dois maiores personagens de toda a saga (mesmo que os fãs suspirem mesmo é pelo Mando e pelo baby Grogu). Ben pede perdão a Anakin (é possível, nesta altura, ver o rosto do ator Hayden Christensen), e Vader responde que foi o vilão que matou o padawan e não o seu mestre. É o momento de Ben fazer as pazes consigo e finalmente se sentir novamente digno de se conectar a Força. A sequência é uma obra de arte!


Bônus

Leia pergunta a Obi-Wan como é usar a Força: ele simplesmente responde que é como acender a luz na escuridão. Noutra cena nostálgica, o mestre Obi-Wan treina com seu padawan Anakin, em acertado flashback que não precisou recorrer ao rejuvenescimento dos atores para funcionar. Isso porque fica claro que é como se os dois de fato estivessem ali, naquele momento, naquele diálogo e treinamento. A sequência foi alvo de críticas. Para a reportagem, foi um dos pontos altos dos seis episódios.

Imagens

ULTIMAS NOTÍCIAS

Missão

Ser o veículo de integração da comunidade, contribuindo para o seu desenvolvimento com informação precisa, responsável e imparcial.

+55 (53) 3242-1020 | R Ismael Soares 263 -
Centro | CEP: 96400-390 | BAGÉ | RS | BRASIL

jornalfolhadosul@jornalfolhadosul.com.br