BAGÉ WEATHER
Literatura

Três livros para se apaixonar pelo RS

A ideia é se apaixonar ainda mais e conhecer pelo menos parte da história de Bagé e do Rio Grande do Sul. Confira três livros disponíveis na Leb Livraria e Cafeteria que são perfeitos para isso!

Revolução Farroupilha

"Revolução Farroupilha" é uma edição especial do livro-poema "A Revolução Farroupilha", do poeta, compositor, escritor, cronista e publicitário Luiz Coronel, com ilustrações de Danúbio Gonçalves. A obra narra as lutas envolvendo os personagens, conflitos e desenlace, bem como sua significação para a identidade gaúcha.

Cultura e identidade

"Cultura e Identidade" é o último livro de uma extensa trilogia documental fotográfica contemporânea sobre a gente do Rio Grande do Sul. A série começou com "O Solo e o Homem" (2013), em que a relação do gaúcho com a terra foi exaltada, seguido por "Homens e Máquinas" (2017), que passou pelo ambiente industrial, enfocando o trabalhador com suas ferramentas. Neste, que completa o conjunto, Eurico Salis mostra as etnias que formam o povo rio-grandense. Com textos de Renato Dalto e apresentação de Luiz Coronel, o volume tem 192 páginas.

O cerco de Bagé na Revolução Federalista de 1893

O livro enfoca um episódio específico da Revolução Federalista de 1893: o cerco da cidade de Bagé. Enquanto os federalistas ocupavam as ruas próximas ao centro da cidade, os republicanos construíram trincheiras nas esquinas das ruas centrais, incluindo, na sua zona fortificada, a igreja de São Sebastião e a Praça da Redenção. Os federalistas já estavam nas cercanias da cidade em novembro de 1893, passando a sitiar gradualmente os republicanos. A partir da análise de memórias, fotografias e relatos orais, os capítulos analisam a história do cerco, de Bagé e da Revolução de 1893.


Imagens

ULTIMAS NOTÍCIAS

Missão

Ser o veículo de integração da comunidade, contribuindo para o seu desenvolvimento com informação precisa, responsável e imparcial..

+55 (53) 3242-1020 | R Ismael Soares 263 -
Centro | CEP: 96400-390 | BAGÉ | RS | BRASIL

jornalfolhadosul@jornalfolhadosul.com.br