BAGÉ WEATHER

Sábado

Sociedade Uruguaia recebe lançamento de livro e sarau

Divulgação FS imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -

No sábado, dia 11 de março, será lançado o segundo livro da escritora bageense, Giana Guterres, intitulado Como eu sobrevivi quando você trouxe o inverno para dentro de mim. O livro é composto de poemas e foi publicado pela editora Toma Aí Um Poema, abordando experiências do cotidiano das mulheres. O evento de lançamento, que terá um sarau e outras atrações culturais, acontecerá na Sociedade Uruguaia de Bagé às 18h.

O livro Como eu sobrevivi quando você trouxe o inverno para dentro de mim está dividido em três capítulos: Despetalar, Enraizar e Florescer em diálogo com a poética pessoal da autora e sua relação com as plantas. O título foi inspirado em um dos poemas da obra, intitulado “Como eu sobrevivi quando você me lançou ao mar com uma âncora no peito”. A arte de capa é da artista, também bageense, Bruna Souza e a arte original estará em exposição no dia do lançamento.

“Escrito a partir de vivências pessoais, um dos poemas pode dar uma dimensão do que se pode encontrar na leitura: toda mulher precisa ter voz para contar a sua história ao menos uma vez. Esse é o livro que eu precisava escrever”, fala Giana. “Como eu sobrevivi quando você trouxe o inverno para dentro de mim nos fortifica e nos une frente às violências socioculturais que enfrentamos apenas pela nossa forma de expressar o ser através da feminilidade. Em meio ao inverno e aos dias desbotados, a poeta renasce e nos presenteia com a delicadeza de suas palavras: esse livro é a cor que retorna em cada nova floração da primavera. É o reinício. É a regeneração. É o impulso da vida devolvido”, destaca Jéssica Iancoski, editora do livro e finalista do Prêmio Jabuti em 2022.


Desafio criativo
Durante todo o mês de março, as redes sociais da escritora promovem um desafio criativo em comemoração ao lançamento do livro. Foram escolhidas 31 palavras do livro e o público é convidado a criar obras de diferentes formas artísticas inspiradas em cada palavra. Além disso, haverá sessões de autógrafos na Feira da Vila Vicentina no dia 18 de março e na Ocupação Literária no dia 19. O livro pode ser adquirido diretamente com a autora, no site da editora Toma Aí Um Poema e, após o evento de lançamento, também na LEB.


A autora
Giana Guterres é escritora e produtora cultural, mestre em Comunicação pela UFPR. Também é editora da Revista Marcela - dedicada à publicação de autores da pampa gaúcha, projeto contemplado no edital FAC Publicações. É autora de Eu, Passarinho (Edição Independente, 2021), Como eu sobrevivi quando você trouxe o inverno para dentro de mim (Toma Aí Um Poema, 2022) e coautora de Luar, o menino que escuta estrelas - contemplado pelo edital Incubadora Cultural RS. Em 2018 foi artista residente do Núcleo de Dramaturgia do SESI-PR. Teve um conto infantil intitulado “A menina que queria ser detetive” selecionado para publicação pelo Sesc e o original “Poeminhas - poesias para pessoas de todos os tamanhos” premiado no edital Outras Palavras. Natural de Bagé, onde é mediadora do Clube de Leitura Leia Mulheres.

Um livro para se apaixonar e presentear Anterior

Um livro para se apaixonar e presentear

Livraria recebe lançamento de obra sobre Revolução Federalista Próximo

Livraria recebe lançamento de obra sobre Revolução Federalista

Deixe seu comentário