BAGÉ WEATHER
Literatura

As magníficas edições ilustradas de Harry Potter

Foto: Reprodução

O mundo mágico de Harry Potter conquista fãs pelo mundo inteiro há quase 25 anos, desde o lançamento do primeiro livro da saga, em 1997. São várias as opções para aqueles que querem apresentar a uma nova geração o mundo mágico criado por J. K. Rowling: entre elas, estão as edições ilustradas. O premiado estúdio MinaLima é responsável por uma edição impressionante de A Pedra Filosofal, o primeiro dos sete livros. A versão é capa dura e tem elementos interativos artesanais em papel. O estúdio MinaLima foi o responsável pelo design dos elementos mágicos da saga no cinema.

São, no total, 150 ilustrações e oito elementos interativos, como a carta de Hogwarts de Harry, que pode ser aberta no livro, e a entrada mágica para o Beco Diagonal. Ontem, foi lançado no Brasil o segundo volume, também assinado pelo estúdio. A Câmara Secreta também é totalmente ilustrado e com elementos interativos em papel. São 400 páginas e oito elementos, entre eles está o Salgueiro Lutador e A Toca, casa da família Wesley.

O diferencial destas edições do estúdio é justamente os elementos interativos, que, com certeza, atraem os olhares da criançada. Para aqueles que já são fãs da saga há mais de duas décadas, são verdadeiros tesouros, porque se trata de um conteúdo novo sobre cenários e personagens há muito conhecidos, imaginou e conferidos nos cinemas.

Vale mencionar que Eduardo Lima (o Lima de MinaLima) é brasileiro. Ele e Miraphora Mina começaram a trabalhar juntos em 2001, criando o universo gráfico para os filmes de Harry Potter. A dupla é responsável por criar os detalhes dos filmes de Harry Potter, como o jornal O Profeta Diário e o Mapa do Maroto. Além disso, a MinaLima assina as capas dos livros com os roteiros dos filmes Animais Fantásticos.


As assinadas por Jim Kay

Já são quatro as edições ilustradas por Jim Kay: A Pedra Filosofal, A Câmara Secreta, O Prisioneiro de Askaban e O Cálice de Fogo. A beleza das artes - suas cores e riqueza de detalhes - é o grande atrativo dos volumes, que, por outro lado, são bastante difíceis de serem manuseados: são grandes e pesados. E isso ainda deve ficar mais complicado com o próximo lançamento, que ainda não tem data, já que o quinto livro da saga, A Ordem da Fênix, é o maior dos sete. Só para finalizar O Cálice, o artista levou dois anos e já há dois trabalho neste próximo.

Diferente das edições da MinaLima, estes não são os livros mais indicados para as crianças, já que o apelo das artes é muito mais artístico, melancólico até, do que divertido. São as edições preferidas da maioria dos fãs. Inclusive, para os mais fanáticos, vale conferir um livro lançado no ano passado, que conta com ilustrações que não foram publicadas nas edições finais das obras. Harry Potter A Magical Year é um "livro-calendário" com frases para cada um dos dias do anos e ilustrações que aquecem o coração (este foi a melhor definição encontrada pela reportagem).

Imagens

ULTIMAS NOTÍCIAS

Missão

Ser o veículo de integração da comunidade, contribuindo para o seu desenvolvimento com informação precisa, responsável e imparcial.

+55 (53) 3242-1020 | R Ismael Soares 263 -
Centro | CEP: 96400-390 | BAGÉ | RS | BRASIL

jornalfolhadosul@jornalfolhadosul.com.br