BAGÉ WEATHER
Saúde animal

De olho nos carrapatos: a dica é prevenir

Foto: Reprodução FS
Para cada cinco carrapatos no animal, há 95 no ambiente

O carrapato pode transmitir várias doenças, entre elas babesiose, erliquiose e rangeliose, como destaca a equipe da Zootel. Sintomas como perda de apetite, prostração e febre podem ser alertas. Mas, nas fases crônicas das doenças, o animal pode apresentar anemia, desidratação, fraqueza, manchas avermelhadas e até dificuldade para respirar. E, é claro, são doenças que podem ser fatais!

Por isso a dica é prevenir! O controle de pulgas e carrapatos pode ser feito por meio do uso de produtos específicos, como pipetas, coleiras e comprimidos. "É importante saber que nenhum produto é 100% eficaz se o pet circular em uma área com uma infestação grande de carrapatos. Em caso de infestação, o controle ambiental é muito importante. A orientação é passar um produto carrapaticida na casa ao menor sinal de infestação, repetindo cerca de duas semanas depois", detalha a equipe da clínica. E, se encontrar um carrapato em seu animalzinho, o melhor a fazer é conversar com um veterinário!

Entenda o ciclo

O carrapato faz seu ciclo de vida tanto no animal quanto no ambiente onde vive. E durante o seu período evolutivo, ele passa por quatro estágios: ovo, larva, pupa e adulto. É o que destaca publicação da clínica Zootel. Cada vez que o carrapato vai mudar de estágio, ele desce do hospedeiro para se desenvolver no ambiente. E cada vez que ele sobe novamente no hospedeiro, ele se alimenta de sangue.

Curiosidades

- Uma fêmea de carrapato coloca até cinco mil ovos.

- Os carrapatos são extremamente adaptáveis e podem viver num ambiente sem se alimentar por até um ano.

- Quando um carrapato é encontrado no animal, é preciso estar ciente que vários outros se desenvolvem no ambiente. Para cada cinco carrapatos encontrados no animal, há 95 em sua casa.

Imagens

ULTIMAS NOTÍCIAS

Missão

Ser o veículo de integração da comunidade, contribuindo para o seu desenvolvimento com informação precisa, responsável e imparcial..

+55 (53) 3242-1020 | R Ismael Soares 263 -
Centro | CEP: 96400-390 | BAGÉ | RS | BRASIL

jornalfolhadosul@jornalfolhadosul.com.br