O projeto Adentro – Cinema Itinerante Interiorano chega à terceira edição e inclui Bagé no roteiro que percorre 11 cidades gaúchas entre esta sexta-feira, 20 de fevereiro, e 29 de março. A proposta é levar gratuitamente produções do cinema gaúcho a municípios do interior, com sessões ao ar livre, debates e atividades formativas.
A abertura ocorre nesta sexta-feira (20), em Ibarama, com a exibição de Uma em Mil (2025), seguida de conversa com os diretores Jonatas e Tiago Rubert. A mostra também passa por Sobradinho, Maquiné, Morro Reuter, Santa Maria do Herval, Santa Tereza, Pontão, Santa Vitória do Palmar, Mata e Tiradentes do Sul.
A programação reúne dez produções recentes e o clássico Saneamento Básico, o Filme (2007), de Jorge Furtado. A curadoria prioriza exibições nas próprias cidades onde os filmes foram rodados, aproximando o público local das histórias e cenários retratados nas telas.
Além das sessões abertas ao público, o projeto promove exibições em escolas públicas, oficinas de introdução ao audiovisual e distribuição de cartilha pedagógica, ampliando o acesso e a formação de plateia no interior do Estado.
Realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo, o Adentro tem financiamento do IECINE, Pró-Cultura RS e Secretaria da Cultura do Estado, com apoio do Ministério da Cultura. Criada em 2019, a mostra já percorreu mais de oito mil quilômetros e exibiu gratuitamente dezenas de produções para milhares de espectadores gaúchos.
Em detalhes
Quando: de 20 de fevereiro a 29 de março de 2026
Onde (em ordem de exibição): Ibarama, Sobradinho, Maquiné, Morro Reuter, Santa Maria do Herval (sessão escolar), Santa Tereza, Pontão, Santa Vitória do Palmar, Bagé, Mata e Tiradentes do Sul
Programação: Instagram @adentro.cine
Quanto: Entrada franca em todas as sessões
Longas-metragens
“Bicho Monstro” (2024), de Germano de Oliveira
“Irmã” (2020), de Luciana Mazeto e Vinícius Lopes
“Mãos à Terra” (2025), de Sérgio Guidoux
“O Empregado e o Patrão” (2021), de Manuel Nieto Zas
“Saneamento Básico, o Filme” (2007), de Jorge Furtado
“Sobreviventes do Pampa” (2023), de Rogério Rodrigues
“Uma em Mil” (2025), de Jonatas e Tiago Rubert